Espionagem britânica é questionada sobre "Jihadi John"

Grã-Bretanha

As agências de espionagem britânicas são alvo de questionamento sobre como um jovem londrino, que estava no radar das autoridades por causa de investigações sobre terrorismo, conseguiu viajar para a Síria e se transformar no militante mascarado que ficou conhecido como "Jihadi John".

Autoridades identificaram o homem, que aparece em alguns vídeos decapitando reféns do grupo Estado Islâmico, como o programador de computadores Mohammed Emwazi, de 26 anos, nascido no Kuwait.

Emwazi era conhecido pelas agências de inteligência britânica desde 2009, por causa de investigações sobre o terrorismo islâmico na Somália e em outros países. As agências, entretanto, viam o rapaz como apenas um morador do oeste de Londres que teria viajado para a Síria em 2012.

Chris Phillips, ex-diretor do Escritório Nacional de Segurança e Contraterrorismo do Reino Unido, disse, nesta sexta-feira, que o caso mostra que a polícia e as agências de inteligência não têm os recursos necessários para monitorar o crescente número de suspeitos.

fonte: Estadão Conteudo


Leia mais: http://br.sputniknews.com//mundo/20150227/288785.html#ixzz3Syco8WEt




Comentários