Agenda internacional da semana: 8 a 15 de fevereiro

A Alemanha vem mantendo uma posição irredutível, não aceitando qualquer redução da dívida grega nem outro tipo de negociação quanto a ela.

Flávio Aguiar, de Berlim
Arquivo


A hora da verdade para a Europa e a Grécia

No seu primeiro pronunciamento perante o Parlamento, o primeiro-ministro recém empossado Alexis Tsipras enfatizou os pontos de seu programa que considera prioritários: aumento do salário mínimo, fim dos cortes nas aposentadorias, congelamento de impostos, contenção de despesas consideradas supérfluas no Estado, fornecimento gratuito de eletricidade para desempregados. Mencionou também seu compromisso em cobrar indenizações da Alemanha por danos causados ao país durante a Segunda Guerra Mundial. Prometeu também que a Grécia pagará sua dívida, mas na medida em que a economia dos país volte a crescer e a situação do povo melhore.


 
A Alemanha vem mantendo uma posição irredutível, não aceitando qualquer redução da dívida grega nem outro tipo de negociação quanto a ela. Diversos comentaristas vem alertando que o impasse pode levar a saída da Grécia da zona do euro, com consequências imprevisíveis para todos. Na quarta-feira reúnem-se os ministros da área financeira da zona do euro, e na quinta os chefes de estado, quando Angela Merkel e Tsipras estarão frente a frente.

Ucrânia

Angela Merkel visita à Casa Branca na segunda-feira. Na pauta de seu encontro com o presidente Barack Obama está a divergência dos dois governos quanto a questão de fornecer armas para o governo de Kiev, que está perdendo a batalha para os separatistas no leste do país. Os EUA mostram-se dispostos a fazer o fornecimento, e a Alemanha mostra-se contrária, temendo uma escalada imprevisível e incontrolável do conflito. Na quarta-feira reúnem-se em Minsk, capital da Bielo-Russia, a chanceler alemã, o presidente Francois Hollande, o presidente Petro Poroshenko, da Ucrânia e o presidente russo Vladimir Putin, na tentativa de reativar a trégua e as conversações de um plano de paz.

O dossiê HSBC

Os jornais The Guardian, Le Monde, mais a BBC e o Consórcio 
Internacional de Jornalistas Investigativos, com sede em Washington, estarão divulgando nesta semana um dossiê sobre o ramo suíço do banco, revelando o auxílio deste a um esquema internacional de sonegação de impostos, com ocultamento de depósitos e retiradas de grandes quantias, além desacertar aberturas de contas por partes de criminosos, corruptos e outros clientes ditos "de risco". O dossiê se refere ao período entre 2005 e 2007 envolve 30 mil contas, com uma quantia total estimada em 120 bilhões de dólares.

Berlinale

Em Berlim ocorre a 65ª Edição da Berlinale, o festival internacional de cinema da capital alemã. Centenas de filmes de mais de 70 países serão apresentados, além da realizacao de seminários para jovens cineastas do mundo inteiro. O Brasil comparece com 12 filmes, sendo cinco deles documentários sobre povos indígenas. O curta brasileiro "Mar de fogo", uma homenagem ao cineasta Mario Peixoto, diretor do legendário "Limite", um filme dos anos 30, concorre ao urso de prata, nome do prêmio berlinense, na categoria. A direção é de Joel Pizzini.

Protesto original em Hong Kong

O governo chinês anunciou a apreensão de 8 mil rolos de papel higiênico com o rosto do governador da cidade, Leung-Chun-Ying, neles impresso. Também foram apreendidos milhares de rolos de papel de cozinha na mesma condição. Os protestos de rua arrefeceram ultimamente, mas pelo visto a disposição de protestar, da parte dos estudantes, continua de pé.


Créditos da foto: Arquivo

Comentários