Últimas notícias da Grécia

Sondagens às 17h apontam para uma possível maioria absoluta ao Syriza. Esta é uma das notas breves enviadas pela nossa equipa de reportagem em Atenas. Em atualização.
Concentração diante da sede central de campanha do Syriza. Foto de Catarina Príncipe
Concentração diante da sede central de campanha do Syriza. Foto de Catarina Príncipe
17h29 - Declaração do Syriza: "Esta é uma vitória histórica para o povo grego, que votou esmagadoramente contra a austeridade, o envio de um sinal forte para a Europa, que pode ser um trampolim para a mudança. O SYRIZA compromete-se a um governo de salvação social, para implementar o programa de Salónica e negociar na Europa". (tradução sujeita a correções)
17h - Sondagem da Universidade da Macedonia para a Skai TV:

SYRIZA: 39%-36%
Nova Democracia: 27%-24%
To Potami: 8,5%-6,5%
Aurora Dourada: 8%-6%
KKE: 7%-5%
PASOK: 6%-4%
Gregos Independentes: 4.5%-2.5%
15h29 – Às 15h da tarde, o Esquerda.net teve acesso a uma sondagem de fontes confiáveis que aponta para um resultado histórico: 39% para o Syriza, 24% para a Nova Democracia, o que daria a maioria absoluta a um governo liderado por Alexis Tsipras.
14h57 – Já são à volta de 100 pessoas concentradas à frente da sede de campanha do Syriza, de vários países, desde a Austrália ao Brasil.
Jornalistas e ativistas de todo o mundo afkuem à sede de campanha do Syriza. Foto de Catarina PríncipeJornalistas e ativistas de todo o mundo afluem à sede de campanha do Syriza. Foto de Catarina Príncipe
11h36 – Não havendo números oficiais, os delegados do Syriza nas mesas de voto reportam uma afluência às urnas muito grande.



Comentários