Rússia reafirma papel fundamental da Síria na luta contra terrorismo

O ministro russo de Relações Internacionais, Serguei Lavrov, revalidou, nesta quarta-feira (20), o papel do governo da Síria como aliado natural na luta contra o terrorismo internacional e o Estado Islâmico, cujos integrantes armados ocuparam as regiões norte do território sírio e iraquiano.


  
“As autoridades de Damasco são aliadas naturais, confiáveis, capazes e responsáveis com as obrigações internacionais”, disse Lavrov durante uma coletiva de imprensa anual, em relação à obrigatória participação síria na cruzada contra os grupos extremistas islâmicos.

Quanto às expectativas do encontro programado para Moscou, de 26 a 29 deste mês, entre delegados do governo sírio e representantes da fragmentada oposição, Lavrov considerou que as partes devem se aglutinar para enfrentar a ameaça terrorista e defender a integridade e a soberania da nação.



O ministro russo manifestou esperanças de que a reunião contribua para um entendimento entre as partes do conflito sírio, para que “convivam em um estado unido, soberano, multiconfessional e pluriétnico”.

“O importante dessa reunião é o contato entre um amplo espectro da oposição política e o governo sírio”, sublinhou o chanceler, ao advertir para que se evite que um encontro como este projete só publicidade e não resultados concretos.

Uma das tarefas, em sua opinião, é trabalhar para que a oposição esteja bem representada e redunde em um diálogo direto entre as forças opositoras e o governo do presidente Bashar Al Assad.

Moscou, por sua vez, tem o propósito de garantir uma plataforma idônea para o acordo e espera que esta nova rodada de negociações não repita os erros de encontros anteriores.

Lavrov observou que na reunião anterior só compareceu um segmento da oposição síria e foram ignorados não só grupos internos, como também grupos políticos fora da Síria, o que produziu uma polarização muito profunda nas negociações, sem acordos concretos.


Fonte: Prensa Latina

Comentários