Rússia: Ocidente esqueceu investigação sobre queda de avião na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse nesta segunda-feira (12), que o Ocidente esqueceu as investigações sobre a queda do avião de passageiros da Malásia no leste da Ucrânia, que aconteceu em julho do ano passado, e disse que Moscou está pedindo a liberação de pelo menos um relatório preliminar sobre a tragédia.


Restos do avião da Malaysia Airlines que foi derrubado na UcrâniaRestos do avião da Malaysia Airlines que foi derrubado na Ucrânia
Durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Letônia, Edgars Rinkevics, Lavrov ressaltou que os países ocidentais impuseram sanções contra a Rússia devido à catástrofe com o Boeing malaio e que, atualmente, apenas Moscou se esforça para exigir os resultados da investigação. A Rússia tenta ainda saber os motivos pelos quais o inquérito está sendo conduzido com “violações grosseiras” das normas da organização internacional de aviação civil.

Além disso, o chanceler russo pediu que o Ocidente use sua influência para convencer Kiev a evitar um cenário militar no desenvolvimento dos eventos na Ucrânia. Segundo Lavrov, “independentemente do que está acontecendo em Paris, na Síria ou na Líbia”, os parceiros ocidentais da Rússia que têm mais influência sobre a liderança ucraniana devem se esforçar para não permitir que o “partido da guerra” em Kiev destrua as esperanças criadas a partir dos acordos de Minsk.

Na mesma entrevista, o chefe da diplomacia russa também endereçou a questão do terrorismo global e disse que é preciso formar uma oposição mais séria ao Estado Islâmico, na medida em que seus emissários estão expandindo suas atividades ao redor do mundo, para além da Síria e do Iraque, e especialmente em direção à Líbia e ao Afeganistão.


Fonte: Voz da Rússia

Comentários