Luis Nassif: Advogado ligado ao PSDB isenta Antonio Anastasia


No Estadão, o advogado de Alberto Yousseff, ligado ao PSDB e apontado como responsável pelo vazamento de um dos depoimentos sigilosos a revista Veja, aparece em reportagem inocentando o ex-governador mineiro Antonio Anastasia.

 O título do jornal é definitivo: "Defesa de doleiro isenta Eduardo Cunha e Anastasia". O teor da reportagem, não. O advogado admite que o doleiro enviou R$ 1 milhão para Minas, mas não sabe precisar quem foi o beneficiário. "Se o Jayme Careca tem alguma coisa a informar, de que o destino do dinheiro foi o Anastasia, cabe a ele provar isso", disse o ínclito Antonio Figueiredo Basto, que há muito deveria ter sido processado pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) por colocar em risco a defesa do seu cliente em troca de uma jogada política com a Veja.
Antes de mais nada, enfatizo o que já escrevi aqui: Antonio Anastasia é um homem público acima de qualquer suspeita; assim como Eduardo Cunha é um político abaixo de qualquer crítica.
O vazamento que o vitimou é da mesma natureza espúria de todos os demais vazamentos da Lava Jato: não se tem como conferir porque o inquérito é sigiloso.
O Procurador Geral da República Rodrigo Janot considera normais vazamentos de inquéritos sigilosos e o STF (Supremo Tribunal Federal) mantém o sigilo para advogados e partes acusadas, os vazadores ficam donos da situação: podem liquidar com reputações, inviabilizar nomeações de Ministros, interferir em eleições e contar com a benevolência de Janot. E os jornais podem escolher a quem defender ou a quem liquidar ou ainda o vazamento que garantir melhores vendas.
Aos inimigos, o peso de qualquer acusação, por mais inverossímil que seja, sem direito a retificação; aos amigos, o beneplácito dos atenuantes, mesmo não tendo nenhum significado, como é o caso da declaração do advogado.

Comentários