Grécia reage contra declaração europeia de ameaças à Rússia

O recém nomeado governo na Grécia expressou, nesta quarta-feira (28), seu protesto ante a União Europeia (UE) por não ter contado com o país na elaboração de uma declaração de ameaça à Rússia com novas sanções.


  
No texto publicado na terça-feira (27), os líderes da UE culpam Moscou pelo aumento da violência no leste da Ucrânia, onde se registraram 30 mortes em Mariupol, e pela deterioração da segurança e o agravamento da situação humanitária.

O repúdio grego deve-se, segundo o vice-ministro de Assuntos Exteriores, Nikos Juntis, a que a declaração dos "Chefes de Estado e de Governo" foi redigida "sem seguir os procedimentos estabelecidos, sem informar à Grécia nem obter o consentimento do premier Alexis Tsipras".



Além disso, Juntis mostrou-se contrário "com o espírito das sanções contra a Rússia, que tem consequências negativas tanto na agricultura como na economia de nosso país, e de maneira geral".

Igualmente, denunciou "a febre de alguns Estados membros (contra a Rússia), e esta pressa refletiu-se na declaração" não consensuada com Atenas.

Juntis, cujo protesto foi transmitido telefonicamente à Alta Representante da UE para Assuntos Exteriores e Política de Segurança, Federica Mogherini, esclareceu que a posição de seu país sobre a questão será fixada pelo conselho de ministros.


Fonte: Prensa Latina

Comentários