EUA: Democratas incentivam plano de redistribuição de renda

Economista saúda 'taxa Robin Hood' como um 'passo importante para estabelecer uma estrutura do século 21 para os mercados financeiros.'

Lauren McCauley, Common Dreams
Elvert Barnes / flickr
Pegando a deixa da agenda progressista que observadores estão interpretando como mais populista, a corrente principal dos Democratas na segunda-feira revelou um novo “plano de ação” econômico para redistribuir riqueza dos que ganham mais.



Dentre os componentes inclusos na proposta, introduzida pelo Representante Chris Van Hollen (Maryland) e com apoio de Nancy Pelosi da Califórnia, líder da minoria democrata na Casa dos Representantes dos EUA, está uma taxa de transação financeira, também conhecida como Taxa Robin Hood, a qual por anos foi o selo dos planos orçamentários progressistas.
 
A taxa estabelece uma cota de 0.1% em transações financeiras que, sob o plano de ação, será ajuntada com novas reduções em isenções fiscais para o top 1% de recebedores e colocada nos bolsos de famílias de média e baixa renda.
 
As novas taxas somariam aproximadamente $1.2 trilhões ao longo da próxima década, que se transformariam em crédito bônus de $2,000 por ano para casais ganhando menos de $200,000.
 
Outros elementos da proposta de Van Hollen incluem incentivar empresas a subirem o pagamento do trabalhador ao estabelecer restrições no tratamento do imposto do salário dos executivos para companhias que também não aumentam a renda dos empregados, incentivar programas de treinamento para os trabalhadores, quase triplicar o crédito de taxa para cuidados infantis e recompensar pessoas que poupam ao menos $500 ao ano.
 
“Esse é um plano para ajudar a vencer os desafios do nosso tempo,” disse Van Hollen, membro do Comitê Orçamentário da Casa, durante um discurso dado no Centro para o Progresso Americano, à frente da implantação oficial. “Queremos uma economia em crescimento que funcione para todos os americanos, não apenas para os ricos.”
 
Seguindo o anúncio, o economista Dean Baker saudou o plano como um “passo para estabelecer uma estrutura do século 21 para os mercados financeiros.” 
 
Baker continuou: “Nas últimas quatro décadas houve uma redução enorme no custo de transações financeiras devido ao desenvolvimento de computadores e informação tecnológica. Isso levou a uma explosão em volume de comércio. Muito deste volume de troca comercial serve a nenhum propósito do ponto de vista da economia produtiva, e ainda assim gera enormes montantes de renda para a indústria financeira.”
 
Mesmo Baker tendo elogiado Van Hollen e a liderança Democrata por mostrar “coragem ao levantar o assunto,” outros notaram que a taxa de 0.1% é uma proposta modesta comparada com outras iterações da chamada Taxa Robin Hood.
 
John Nichols, do Nation, escreveu: “Estão tomando um passo tentador, e isso é bom. Mas progresso real - em debates com republicanos e no esforço amplo de mudar a política e as políticas - somente será feito se os democratas principais chegarem à conclusão de que, afim de diminuir a desigualdade, os EUA deveriam desenvolver uma taxa Robin Hood mais robusta."
 
Mesmo com os observadores tendo notado que o plano pode não causar nenhuma contração no congresso liderado pela casa republicana, muitos dizem que é uma indicação de que visões progressistas estão sendo consideradas por democratas centristas.
 
The Hill reporta que o novo plano “sugere que os democratas querem oferecer um contraste maior na desigualdade de renda e problemas no contracheque para os eleitores agora que os republicanos lideram ambos os lados do Capitólio.”
 
Na mesma linha, Rob Garver no The Fiscal Times escreve:
 
Com nenhuma chance de aprovação, as propostas não pretendem se tornar lei - mas sim, dizer aos eleitores em que posição o partido se encontra. As evidências sugerem que os democratas decidiram que a raíz da economia populista, como popularizada pela senadora de massachusetts Elizabeth Warren, pode levá-los de volta ao controle do congresso em 2016.
 
 


Créditos da foto: Elvert Barnes / flickr

Comentários