CGI.Br edita publicação sobre internet com dados inéditos no Brasil

O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.Br) iniciou uma nova série de publicações sobre a rede mundial de computadores. “A proposta editorial dos Cadernos CGI.Br é sempre trazer publicações com temas vinculados à governança da internet, na maioria das vezes com um olhar a partir do nosso lugar de brasileiros, do Eixo Sul, de ver a governança da internet no planeta”, explica o gerente da Assessoria Técnica do comitê, Carlinhos Cecconi, responsável pela publicação. 


  
De acordo com informações do CGI.Br, os Cadernos trarão documentos inéditos em língua portuguesa, pesquisas desenvolvidas no país e análises de diversos setores sobre governança na internet e temas correlatos. O primeiro volume, chamado Documentos da Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação: Genebra 2003 e Túnis 2005, traz quatro dos principais documentos sobre o tema.


O CGI.Br ainda informa que os documentos expressam análises e recomendações formuladas por governos, empresas, sociedade civil e organizações internacionais que participaram dos debates. Questões como a forma como a internet seria gerida no mundo, a contribuição das tecnologias para a superação das desigualdades sociais e o enfrentamento à exclusão digital são tratadas nos textos, que abordam ainda políticas de universalização, capacitação, segurança, entre outros temas.

Carlinhos Cecconi ainda destacou que que os textos poderão contribuir para um balanço das políticas no Brasil, país que, na avaliação dele, tem se destacado nas discussões sobre a internet. Ele cita como exemplo o fato do marco civil que regula o setor ter sido formulado e aprovado por meio de um amplo debate, que envolveu tanto especialistas e empresários quanto ativistas.

“Existem temas que já fazem parte do cotidiano dos cidadãos que usam a internet, mas ainda permanecem desafios”, afirma, citando a solidariedade entre países no compartilhamento de tecnologia e a universalização do acesso à rede.

Os cadernos são gratuitos e podem ser baixados no site do CGI.Br.

Da Redação do Vermelho
Com informações do CGI.Br

Comentários