Alemanha, França, Rússia e Ucrânia debatem crise ucraniana

Os chanceleres alemão, francês, russo e ucraniano se reuniram, nesta quarta-feira (21), em Berlin, na Alemanha, para discutir os meios para solucionar a crise ucraniana, com base no Acordo de Minsk. Eles reiteraram a importância do referido acordo e apelaram para que as partes do conflito no leste da Ucrânia retirem imediatamente as armas pesadas.


Cidadãos de Donetsk levantam barreira contra exército de Kiev.Cidadãos de Donetsk levantam barreira contra exército de Kiev.
Segundo a declaração divulgada após o encontro, a região de Donbass está sofrendo conflitos cada vez mais graves, havendo grande preocupação devido à situação. Eles reiteraram ainda, a importância do Acordo de Minsk, destacando que só com a implementação completa deste acordo haverá a possibilidade de realização do encontro dos líderes dos quatro países, que deverá ter lugar em Astana, capital do Cazaquistão.

Os membros de governo apelaram ainda para que as diversas partes do Acordo de Minsk realizem o encontro nos próximos dias, para colocar em prática o cessar-fogo e a retirada das armas pesadas.



A porta-voz da Chancelaria chinesa, Hua Chunying, elogiou, nesta quinta-feira (22), o consenso alcançado pelos chanceleres russo, alemão, francês e ucraniano. “A China espera que o acordo ajude a aliviar a tensão no leste do país”, ressaltou a porta-voz.

Ela falou ainda que a China saúda os esforços dos envolvidos em busca da solução. “O país asiático deseja que, através dos mecanismos da Normandia e de Minsk, as partes cheguem a um programa político mais completo, equilibrado e duradouro para resolver a questão”, disse.


Com informações da Rádio China Internacional 

Comentários