Postagens

Mostrando postagens de novembro 13, 2014

Nova decisão judicial acirra debate sobre aplicabilidade da delação premiada

Imagem
‘Quem não colaborou, teve prisão preventiva decretada’, acusou advogado Alberto Toron, ao reclamar da decisão do juiz Sérgio Moro de liberar seis dos executivos presos e manter detidos outros seis por  Hylda Cavalcanti, da RBA Brasília – A decisão do juiz federal Sérgio Fernando Moro, na noite de ontem (18), de decretar a soltura de seis dos executivos presos na sétima fase da Operação Lava Jato, da Polícia Federal – que investiga casos de corrupção na Petrobras – e de transformar a prisão provisória em prisão preventiva de outros seis, provocou, mais uma vez, um questionamento sobre o uso do instrumento da delação premiada no Brasil. Vista com bons olhos para ajudar a apurar os casos de corrupção, a delação tem tido sua aplicabilidade contestada entre advogados e juristas, pela forma como estão sendo realizados os procedimentos no caso da Lava Jato.

OS CÃES DE ALFENAS

Imagem
Postado por Mauro Santayana  (Hoje em Dia) - A Câmara Municipal de Alfenas, em Minas Gerais, aprovou lei que prevê o desconto de impostos municipais, como o IPTU, para pessoas que se dispuserem a adotar cães. E por que não fazer o mesmo - de preferência - com quem adotar uma criança ou idoso em situação de abandono ?  Muitos dirão que a culpa da miséria, no Brasil, é dos pobres, que fazem filhos demais. 

Protógenes afirma que o sistema favorece a impunidade no Brasil

Em entrevista aos jornalistas Domingos Fraga e Raphael Hakime, da Record, o deputado Protógenes Queiroz apontou as dificuldades para se punir no País e falou sobre as ações da Polícia Federal.   0 comentários

Paulo Francis não morreu: um fantasma nas redações

Imagem
Em 1997, no governo FHC, Paulo Francis afirmou, em comentário no programa Manhattan Connection, que havia um esquema de roubalheira na Petrobras. Luciano Martins Costa (*)   Publicado originalmente no  Observatório da Imprensa .   Os jornais do final de semana registram o que pode vir a ser o ponto de inflexão das relações viciadas entre a política e os interesses privados no Brasil. A prisão de 24 altos executivos, entre os quais quatro presidentes de grandes empresas e um diretor da Petrobras, coloca nas mãos da Justiça o material necessário para aprofundar as investigações sobre a corrupção e passar a limpo o sistema de financiamento de campanhas eleitorais.

As estratégias de Nelson Barbosa para a economia

Imagem
Luis Nassif Em palestra no 10 o  Encontro CEO Insights, em Campinas, o economista Nelson Barbosa – cotado para o Ministério da Fazenda ou do Planejamento – expôs seu pensamento a respeito das estratégias econômicas para superar a crise. Barbosa acredita em uma rápida reversão da economia, a partir de ajustes gradativos que devolvem a previsibilidade ao cenário econômico de médio prazo.

Dia da Consciência Negra é feriado em mais de mil cidades

Imagem
O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta quinta-feira (20), data da morte de Zumbi dos Palmares. Ele foi o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares. Comemorado há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Contudo, somente a Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Confira as cidades que comemoram o feriado. Ciro Amado Estátua Zumbi dos Palmares - Pelourinho A data é feriado em mais de mil cidades brasileiras. A lista completa de 1.044 cidades brasileiras onde dia 20 de novembro é feriado oficial, com a respectiva lei que regulamenta a data, pode ser conferida em levantamento realizado pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir). Saiba quais cidades vão ter feriado no Dia da Consciência Negra em 2014: Acre: no Acre, o 20 de novembro não é feriado oficial em nenhum município. Alagoas: de acordo

Acusação a diretor da Petrobras foi “erro”, diz delegado que chamou Lula de “anta”

Imagem
Autor: Fernando Brito José Carlos Cosenza,  atual diretor de Abastecimento da Petrobras, colocado por Graça Foster no lugar do larápio Paulo Roberto Costa foi acusado  de fazer negócios com Alberto Youssef e as empretieiras por “um erro material”. admitiu hoje a Polícia Federal,  através de nota assinada pelo delegado Márcio Adriano Anselmo . Anselmo é aquele que, no Facebook,  chamava de “anta” o ex-presidente Lula .

Diretor da Petrobrás acusado injustamente serve de lição a linchadores

Imagem
Posted by  eduguim  on 19/11/14 • Categorized as  Opinião do blog A sanha acusatória e condenatória que embriagou há dita “grande imprensa” acaba de ser posta a nu pela revelação de que o atual diretor de Abastecimento da Petrobrás, José Carlos Cosenza, foi acusado injustamente de receber propina de empreiteiras. Na segunda-feira,  Folha de São Paulo ,  Estadão , o aparato acusatório da  Editora Abril , o  Jornal Nacional  e todo o resto da grande mídia se esbaldaram com a notícia de que Cosenza estaria envolvido no escândalo porque, até aqui, todos os funcionários da Petrobrás que foram acusados trabalharam na empresa antes da gestão da presidente Graça Foster.

Recife, cidade roubada: Nem tudo o que é “novo” é novo, ou bom

Imagem
Sugerido pela Bia Bru, no Facebook No Viomundo

No “trote” violento da Medicina, lições de Freud e Foucault

Imagem
Humilhações na calourada expõem formação que vê o outro como objeto de gozo. E papel do Médico associa-se ao controle e esvaziamento da vida POR  CHRISTIANA OLIVEIRA Após uma onda de ódio e preconceito, ligado às eleições, nos deparamos com denúncias aterrorizantes, que seguem a linha da intolerância e demarcam o que sempre existiu – e que foi mantido no silêncio por anos, como algo inexistente. Na última terça-feira, 11/11, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizou uma audiência sobre as denúncias feitas contra os universitários da Faculdade de Medicina da USP. Rompido o lacre da impunidade, tornaram-se públicos segredos sórdidos: assédios, estupros, preconceito e humilhação são as marcas principais. A universidade, que sempre soube das acusações, não se deu o trabalho de investigá-las, justificando a importância de “não manchar a imagem da instituição”¹.

Senado dos EUA bloqueia reforma do programa de espionagem da NSA

Imagem
Maioria republicana na câmara alta do Legislativo americano impediu análise de projeto de lei destinado a limitar poderes da agência de americana e acabar com coleta de dados telefônicos de cidadãos do país. Líder republicano Mitch McConnell luta pela manutenção das leis antiterrorismo O Senado dos EUA bloqueou nesta terça-feira (19/11) a análise de um projeto de lei destinado a limitar os poderes da Agência de Segurança Nacional (NSA). A rejeição é um duro golpe para a reforma do programa de vigilância americano, apoiada pela Casa Branca. O assim chamado Freedom Act representa um importante esforço para reformar a NSA, após as revelações do ex-colaborador do serviço de espionagem americano, Edward Snowden, em 2013, sobre a monitoração das comunicações de milhões de americanos.

Deutsche Bank diz que Petrobras é petroleira que mais vai crescer no mundo e recomenda compra de seus papeis

Imagem
No DCM Um relatório do Deutsche Bank agitou o mercado nesta quarta-feira (19) impulsionando as ações da Petrobras. O relatório, escrito pelo analista Alexander Burgansky, do Deutsche Bank, não considera a possibilidade de efeitos das investigações nos resultados financeiros da empresa. A recomendação do banco está calcada em uma perspectiva de forte produção. “Embora acreditemos que a meta de produção para 2020 de 4,2 milhões de barris de óleo por dia não será atingida, ainda estimamos uma taxa de crescimento anual de 10% na produção total de hidrocarboneto, o que tornará a Petrobras a produtora mundial de petróleo que mais cresce em todo o mundo”, disse o relatório. Além da recomendação, o banco projeta um preço-alvo para o papel de R$ 18,50, o que representa um potencial de valorização de 48,59% em relação ao fechamento da última terça-feira (18) das ações preferenciais. Saiba Mais:  infomoney

Camargo Corrêa, ditadura, Petrobras e outros partidos

Imagem
Governos da ditadura, do PMDB e PSDB têm muitas obras com a Camargo Corrêa, que possui uma histórica tradição de se envolver em polêmicas de corrupção. Caco Schmitt (*) Na Carta Maior Se a gente prestar bem atenção ao noticiário da grande imprensa sobre o "escândalo" da Petrobras, a Sétima etapa da Operação Lava Jato, parece que o Grupo Camargo Corrêa é novato em matéria de corrupção. Ele e todas empreiteiras envolvidas. E parece também que na Petrobras está o único caso de denúncia de corrupção envolvendo serviço público, na história do Brasil. Então, vamos recuar no tempo pra refrescar a memória.

Pepe Escobar: Os EUA estão jogando roleta russa?

Imagem
Vivemos tempos sombrios. Estive trocando e-mails sérios com algumas das minhas fontes profundas – o pessoal que realmente sabe, mas não tem de exibir sabedorias. Estão todos profundamente preocupados. Aí vai o que me escreveu um deles, nova-iorquino. É análise semelhante à que já fizeram, publicamente, dentre outros, os professores Stephen Cohen, Noam Chomsky e Paul Craig Roberts. Escreverei em breve sobre isso. Por Pepe Escobar* Reprodução Base militar dos Estados Unidos no Cazaquistão O ataque de propaganda contra Putin, que o “declarou” igual a Hitler, é ataque de tal violência, tão grave, que é preciso considerar que, doravante, os russos já não acreditem em nada, absolutamente nada, que os EUA lhes digam ou prometam. Não consigo acreditar que nós mesmos nos tenhamos posto em tal situação, só para proteger ladrões ucranianos, dos quais Putin saberia livrar-se e livrar a Ucrânia, pode-se dizer, sem dificuldade; e, na sequência, cometemos a estupidez arrogante de pôr, na pres

Entrevista do Presidente Vladimir Putin, em Vladivostok (13/11/2014)

Imagem
13/11/2014, entrevistador: Hubert Seipel, da rede alemã ARD Interview to German TV channel ARD   (video:  31’   33” ) Traduzido da transcrição do Kremlin pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO Hoje há combates no leste da Ucrânia. O governo central ucraniano enviou para lá forças armadas e eles usam, até, mísseis balísticos. Alguém está criticando esse modo de agir? Não. Nem uma palavra. O que significa esse silêncio? Significa, como nós o interpretamos, que alguém deseja que as autoridades centrais ucranianas aniquilem completamente tudo que encontrarem no sudeste do país, todos os seus inimigos políticos e todos os adversários. Se é o que vocês querem, não é o que a Rússia quer. E nós de modo algum permitiremos que aconteça. (Presidente Vladimir Putin)   HUBERT SEIPEL (retraduzido do russo): Boa-tarde, Sr. Presidente. O senhor é o único presidente da Rússia a ter discursado no Parlamento ( Bundestag ) alemão. Acont

Paulo Henrique Amorim: Não é bem assim, Nassif. Toffoli não errou!

Imagem
E quem disse que o TSE vai aceitar o que vier da relatoria? São origens diferentes ... O   Conversa Afiada   reproduziu   artigo   de Luis Nassif  sobre um possível conflito do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ministro Dias Toffoli, e o Governo, que teria resultado na “escolha” de Gilmar Mendes para relatar as contas do PT na campanha presidencial. Não é bem assim, Nassif.

Venezuela investe na mídia alternativa

Imagem
O presidente Nicolás Maduro anunciou nesta semana que o governo venezuelano deverá investir 3,6 bilhões de bolívares (cerca de R$ 1,32 bilhão) no sistema público de comunicação com o intento de ampliar a liberdade de expressão e a pluralidade informativa. Por Altamiro Borges*, em seu blog AVN Nicolás Maduro. A verba prevista para o próximo ano contemplará 14 canais de tevê, uma rede global por satélite (a Telesur), quatro jornais diários e dezenas de rádios públicas. O projeto também prevê transferir parte dos recursos diretamente para mais de 500 emissoras comunitárias de rádio e televisão. O anúncio já provocou a ira dos barões da mídia “privada” – nos dois sentidos da palavra. O jornal espanhol  El País , ferrenho inimigo do governo venezuelano, postou matéria afirmando que o projeto visa fortalecer a “revolução bolivariana” e debilitar a “liberdade de imprensa” – um velho clichê usado para defender a liberdade dos monopólios midiáticos. A “reporcagem” só não informa que a m

Foi sem querer querendo? PF diz que errou ao citar nome de diretor da Petrobras em depoimentos

Imagem
Por:  Helena No blog Os Amigos do Presidente Lula O erro só acontece contra o PT..? A Polícia Federal informou nesta quarta-feira (19) que o nome do atual diretor de Abastecimento da Petrobras, José Carlos Cosenza, apareceu em depoimentos dos presos da Operação Lava Jato por "erro material"

A louca cavalgada de Merval para se defender de um ataque no Facebook

Imagem
por :   Paulo Nogueira Ex-jornalista Merval surtou. É a única explicação possível para ele invadir a conta do Facebook de um jornalista que criticara seu artigo de ontem no Facebook. O jornalista, Luís Costa Pinto, chamou o texto de Merval de pornográfico e golpista. No meio de uma discussão animada, eis que irrompe, do nada, Merval e se defende atacando Luís. Chamou-o de “ex-jornalista” e disse que ele estava envolvido no Mensalão.

O Caso Banestado, a Petrobras e o feitiço do tempo

Imagem
A Lava Jato tem ligação com o Caso Banestado mais do que se possa imaginar. Caso se tivesse ido até as últimas consequências, a situação poderia ser outra. Iriny Lopes “Foi o maior roubo de dinheiro público que eu já vi”. A declaração do deputado federal oposicionista Fernando Francischini, do PSDB, não é sobre a Petrobras, ou o que a mídia convencionou chamar de Mensalão, mas sobre o Escândalo do Banestado (Banco do Estado do Paraná). O Banestado, por meio de contas CC5, facilitou a evasão de divisas do Brasil para paraísos fiscais, entre 1996 e 2002, na ordem de R$ 150 bilhões. O caso se transformou em na CPMI do Banestado, em 2003, da qual fui integrante em meu primeiro mandato.

Publicado em França um livro sobre Portugal (da revolução ao colapso do modelo neoliberal)

Imagem
A 8 de novembro foi apresentado em França o livro "Portugal 1974-2014, de la révolution à l'effondrement du modèle néo-libéral" ("Portugal 1974-2014, da revolução ao colapso do modelo neo-liberal") de vários autores, entre os quais Cristina Semblano. O livro foi apresentado a 8 de novembro na Casa de Portugal da cidade universitária de Paris, com a presença de dois dos seus autores: Abraham Behar e Cristina Semblano . Em  entrevista à RFI , Cristina Semblano destacou a importância de lembrar o 25 de Abril para se posicionar face à situação portugesa atual e ao plano imposto pela troika. Cristina Semblano assinalou que a troika e o seu plano de ajustamento “está a contribuir para empobrecer o povo português, a contribuir para um desemprego de massa e uma emigração de massa que faz lembrar o Portugal da guerra colonial, estão a contribuir também para desvalorizar o trabalho, para desvalorizar o papel do Estado, e para destruir o SNS e a Escola Pública”

EUA: neoconservadores não foram eleitos... mas governam

Imagem
17/11/2014,  [*] Robert Parry ,  Consortium News.com “ Letting the Neocons Lead ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Essas políticas “antiguerra” de Putin [na Síria e no Irã] implicam oposição ativa, contra a agenda dos neoconservadores – que nunca desistem de tentar golpes para “mudança de regime” em todos os países que eles considerem hostis a Israel. Obama e seus "neocons" na Sala Oval da Casa Branca Num sistema político racional, os neoconservadores norte-americanos seriam o grupo mais desacreditado e desmoralizado de toda a moderna história dos EUA. Se já não estivessem condenados por cumplicidade em crimes de guerra – da América Central nos anos 1980s ao Iraque, na década passada – no mínimo não seriam, num sistema político racional, repetidamente elogiados por intelectuais de renome em   think tanks   importantes, nem seriam ativamente promovidos como sumidades e nomes dignos de respeito e reverência, aos quais os grandes veículos d

Fernando Brito: Começar o governo, o mais urgente

Imagem
Autor: Fernando Brito A  Folha  anuncia que Dilma e Lula discutiram ontem à noite o nome do Ministro da Fazenda. É obvio que sim, e obvio que não apenas. A discussão sobre quem será o ministro da Fazenda é a discussão sobre como enfrentar o processo de desestabilização do Governo e de sabotagem ao Brasil.

Desempenho de Aécio é pífio na formulação e debate de proposições

Imagem
O senador tucano Aécio Neves conta com prestígio e popularidade inversamente proporcional à eficácia do seu desempenho como parlamentar. Najla Passos Brasília  - Alçado ao posto de maior líder da oposição após ser derrotado na corrida presidencial deste ano, o senador tucano Aécio Neves conta com prestígio e popularidade inversamente proporcional à eficácia do seu desempenho como formulador e debatedor de propostas para solucionar os problemas nacionais.

Vannuchi: oposição acirra quadro político pela derrubada do PT

Imagem
Comentarista aponta acirramento da 'demonização' do partido, com escolha, no TSE, de Gilmar Mendes como auditor das contas da campanha de Dilma e da quebra de sigilo de tesoureiro do PT na CPI da Petrobras por  Redação da RBA   São Paulo –  O analista político Paulo Vannuchi, em comentário à Radio Brasil Atual de hoje (19), repercutiu denúncia trazida ontem pelo jornalista Luis Nassif, em seu blog, de que os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), e também do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Antonio Dias Toffoli e Gilmar Mendes, estariam a ponto de protagonizar um possível golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, tendo como pretexto a análise das contas de campanha sua campanha.

Saul Leblon: O mal-estar com o Brasil

Imagem
O mal estar progressista acumula as dores do parto de uma nação várias vezes abortada na história. E mais uma vez agora na UTI, esmagada pelo cerco conservador. por: Saul Leblon   Não se confunda esse sentimento com a histeria de uma elite incomodada com a ascensão dos pobres no mercado e na cidadania. Esta se resolve  em um resort em Miami. O mal estar progressista acumula as dores do parto de uma nação inúmeras vezes abortada na história. E mais uma vez agora na UTI, esmagada pelo cerco conservador, respirando por aparelhos. A construção  inconclusa de que falava Celso Furtado  enfrenta um de seus  capítulos mais angustiante nas horas que correm. A prostração é a pior sequela. Mãos que deveriam se unir em caminhada resoluta ruminam a solidão da espera e da dúvida, apartadas entre si e da esperança.

Pobreza crônica no Brasil caiu para 1,1% da população

Imagem
A pobreza multidimensional crônica no Brasil passou de 8,3% para 1,1% da população, no período entre 2002 e 2013, anunciou a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, no painel “A experiência brasileira na superação da extrema pobreza”, durante o I Seminário Internacional WWP – Um Mundo sem Pobreza, em Brasília. Reprodução Antes do Plano Brasil Sem Miséria, o núcleo duro da pobreza era formado por 71% de negros, 60% concentrados no Nordeste e 40% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. A pobreza, considerada em suas várias dimensões, além da baixa renda, teve uma redução mais acentuada entre negros, nas famílias com crianças e no Nordeste, onde estava mais concentrada. Campello destacou o efeito mais forte das políticas nos grupos sociais considerados mais vulneráveis. Antes do Plano Brasil Sem Miséria, o núcleo duro da pobreza era formado por 71% de negros, 60% concentrados no Nordeste e 40% crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. Leia mais:

Lula e Dilma discutiram a Lava Jato em Brasília

Imagem
A presidenta recebeu seu antecessor para discutir o quadro político por Redação da Carta Capital Lula e Dilma em 26 de outubro, após a confirmação da reeleição da presidenta Durante a tarde de terça-feira 18, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff tiveram uma longa reunião em Brasília, na qual a Operação Lava Jato, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, foi um dos temas. Além da operação, que prendeu alguns dos maiores empreiteiros do País e pode levar também políticos para a cadeia, Lula e Dilma debateram o quadro político atual e a reforma ministerial.

RESPOSTA EXEMPLAR AO GOLPISMO

Imagem
por  Paulo Moreira Leite Numa reação institucional inédita, Conselho Nacional do Ministério Público afasta por 90 dias procurador que divulgou documento que elogia golpe de 64 e critica militares de hoje pela "cabeça baixa"

Da trevas não nasce a luz

Imagem
Autor: Fernando Brito Exceto por intervenção divina, o que não parece ser o caso (apesar de dizerem que o Altíssimo tem cidadania brasileira) não há possibilidade de que a verdade venha a tona enquanto tivermos o país tomado por um escândalo cujos fatos, essencialmente, não são de conhecimento de ninguém, exceto um pequeno grupo. O sigilo de Justiça, que não é algo desarrazoado, tem duas finalidades: preservar a imagem e a honra pública das pessoas (razão pela qual até em triviais casos de divórcio é aplicado) e permitir o desenvolvimento de investigações.

Síndrome de Whitney Houston: o virtuosismo vocal estéril é o legado do The Voice à música brasileira

Imagem
por :   Kiko Nogueira Este texto está sendo republicado porque foi atualizado pelas circunstâncias: o programa The Voice, sucesso de audiência, voltou em nova temporada com os mesmos jurados e os calouros ainda tentando ganhar no grito. 

SE DILMA QUER A PAZ, QUE FAÇA A GUERRA

Imagem
Por  Breno Altman Do  Opera Mundi. A oposição mudou sua estratégia. Das eleições findadas em 26 de outubro, extraiu a conclusão de que deveria passar imediatamente à ofensiva. Nada de acumular progressivamente forças, como em pleitos anteriores. A nova orientação é cristalina: acuar e sabotar o governo desde o primeiro momento.

Pepe Escobar ‒ G20 na Austrália: Bufões x Sul Global

Imagem
Façam negócios, não  Tomahawks ! 17/11/2014,  [*] Pepe Escobar ,  Russia Today “ G20 in Australia: Buffoons v the Global South ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                    POSTADO POR  CASTOR FILHO   Putin "isolado"? (só rindo!) Eis o G20 na Austrália numa única linha: um pequeno bando de bufões políticos anglo-saxões, que tentam derrubar o Sul Global. Países que representam mais de 85% da economia mundial reúnem-se para (em teoria) discutir algumas questões econômico/financeiras realmente pesadas, e virtualmente a única coisa sobre a qual a lastimável imprensa-empresa ocidental gagueja é o “isolamento” ao qual teria sido relegado o presidente russo Vladimir Putin.   [1]