Postagens

Mostrando postagens de junho 3, 2014

Rebelution- Lazy Afternoon

Imagem

A Copa das Copas

Imagem
A Copa das Copas, como carinhosamente a batizamos, será também a Copa pela paz e contra o racismo, pela inclusão e contra todas as formas de preconceito. Dilma Rousseff (*) Brasília  -  O artigo assinado pela presidente Dilma Rousseff, no domingo, em defesa da Copa do Mundo no Brasil repercutiu na imprensa estrangeira, com a publicação do texto em jornais dos países que enviaram atletas para o mundial esportivo, além de China e África do Sul.   Já foram relatadas ao governo brasileiro, pelas respectivas embaixadas nos países, as publicações feitas por jornais de Nigéria, Argélia, Grécia, Alemanha, Suíça, Colômbia, Argentina, Holanda, Portugal, Inglaterra, Espanha, Méxic o, Uruguai, Rússia, França, China, Itália, Honduras, Japão, Estados Unidos, Chile e Bósnia e Herzegovina.

DUDU NÃO ENGANOU O DIRCEU

Imagem
Dudu concretiza em São Paulo a traição ao cubo                                        Esse sorriso não me engana José Dirceu, que Barbosa condenou à prisão perpétua, foi o primeiro de quem o ansioso blogueiro ouviu: esse já traiu. Dirceu comparou uma foto de Dudu ao lado de Lula e de Aécio, na mesma época, e comparou os sorrisos: qual o autêntico ? O apoio de Dudu a Alckmin é a máxima traição ao PT, porque, como demonstra Saul Leblon, de  forma irretorquíve l , é em São Paulo – como sempre – que se trava a batalha entre o progresso e o atraso.

Joaquim Barbosa se irrita com declarações de FHC

Imagem
FHC disse que é "difícil imaginar Joaquim Barbosa na vida partidária" e que o ministro não tem as "características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises". Declaração incomodou Barbosa Joaquim Barbosa cogitou dar resposta pública a FHC (Ilustração:  Pragmatismo Político ) Em participação no programa “Manhattan Connection”, o ex-presidente FHC criticou o presidente do STF, Joaquim Barbosa. Segundo o tucano disse ser “difícil imaginar Joaquim Barbosa na vida partidária”. Sobre eventual candidatura à Presidência do ministro, ele afirmou que ele não tem as “características necessárias para conduzir o Brasil de maneira a não provocar grandes crises”.

Papa diz a Peres e Abbas para terem “coragem” para fazer a paz

Imagem
Francisco disse que não é um mediador. Ofereceu "a sua casa", o Vaticano, para uma tarde de orações pelo Médio Oriente. O israelita pediu a "paz entre iguais". O palestiniano um "Estado soberano e independente". Uma iniciativa de fé e não política, baseada apenas no poder da oração – é assim que o Vaticano apresenta o encontro deste domingo, uma reunião sem precedentes de três líderes para rezar pela paz no Médio Oriente. O presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, e o líder israelita, Shimon Peres, juntaram-se ao Papa Francisco nos jardins do Vaticano (onde não há símbolos religiosos visíveis) para rezar pela paz. O Papa pediu a ambos os líderes “coragem” para fazer a paz, dizendo que “é preciso mais coragem para fazer a paz do que a guerra”. “É preciso coragem para dizer sim às negociações e não às hostilidades, sim ao respeito dos acordos e não às provocações, sim à sinceridade e não à duplicidade”, disse Francisco. “Senhor, desarma a língua e

Obama e o desdém/desprezo ilimitado

Imagem
O desdém para o desdenhável O desprezo para o desprezível   [*] Andrew Levine ,  Counterpunch Contempt to the Contempible - Obama’s Boundless Contempt  [1] Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu POSTADO POR  CASTOR FILHO   Governos mentem – uns aos outros e aos próprios cidadãos. Não é novidade; sempre foi assim. Não é novidade tampouco que governos tratam com desdém/desprezo os seus próprios cidadãos. Tampouco é novidade que as “democracias” do mundo real têm pouca semelhança com as democracias que os filósofos políticos imaginam e defendem. Esqueçam a conversa de governo do, pelo e para o  demos , o povo (o que se opõe às elites); esqueçam cidadãos a deliberar coletivamente sobre o que é melhor para a entidade política que eles encarnam; esqueçam até sobre procedimentos para harmonizar preferências populares em escolhas coletivas.

Vai ter Copa, vai ter cota e vão ter convenções partidárias

Imagem
Uma semana cercada de expectativas com a Copa do Mundo e com as convenções partidárias, que definirão os rumos de muitos partidos para as eleições. Antonio Lassance Uma semana cercada de expectativas com a Copa do Mundo de Futebol e com as convenções partidárias, que definirão os rumos de muitos partidos para as eleições deste ano. Dilma sanciona a lei das cotas no Serviço Público Federal. O Projeto de Lei foi de iniciativa da própria presidenta e garante 20% das vagas dos concursos aos candidatos negros.

O ataque do Financial Times

Imagem
Thomas Piketty A crítica do jornal ao trabalho de Piketty é obra da indústria de negação da desigualdade por  Paul Krugman O economista Thomas Piketty respondeu extensamente à tentativa de derrubar seu trabalho em  O Capital no Século XXI , feita por Chris Giles, o editor de economia do  Financial Times , e o fez com muita eficiência. Basicamente, Giles tentou comparar maçãs com laranjas, e o resultado foi um limão.

Aécio “desova” Eduardo Campos. Ele já cumpriu seu papel

Imagem
Autor: Fernando Brito Aécio Neves diz que “não vai perder tempo com indelicadezas” de Eduardo Campos. A reação, segundo a Folha, foi os comentários do ex-governador de Pernambuco de que o mineiro não gostaria de trabalhar. E ainda teve o (ex?) assessor de Campos fazendo graça, na linha Serra, como o  “Vai ter Coca” , divulgado nas redes sociais. Em São Paulo, não vai ter Marina e, em Minas e no Rio, talvez nem candidato tenha, do jeito que a coisa vai e se o Governo e Lindberg Faria tiverem a inteligência de não fazerem de Garotinho um inimigo, porque ele sabe perfeitamente que nem Aécio nem Campos são capazes de reduzir suas dificuldades com a classe média e a zona sul. Não é nisso que Garotinho aposta, mas no interior, na periferia e nas áreas pobres do Rio de Janeiro.

A guerra medieval do Estadão contra a democracia participativa

Imagem
O jornal abraça um discurso medieval, retomando um debate que já foi superado inclusive no âmbito de organismos como a ONU e o Banco Mundial. Da Carta Maior O jornal Estado de São Paulo abriu guerra contra a Política Nacional de Participação Social, anunciada no final de maio pela presidenta Dilma Rousseff. Há dias, o jornal vem bombardeando a proposta, afirmando que a “ instituição de conselhos populares abriria o risco de criação de um poder político paralelo ” no país. O Estadão recorreu a juristas afinados com sua tese para reforçar esses ataques: “A lista de críticos inclui o ministro do STF Gilmar Mendes, que chama o decreto de autoritário, e o ex-ministro da Corte Carlos Velloso, que vê na iniciativa uma coisa bolivariana, com aparência de legalidade”, afirma matéria publicada no último sábado. As críticas do jornal beiram o ridículo ao sugerir que Dilma estaria criando espécies de soviets para acabar com o Parlamento.

Imprensa alemã critica apelo de Ronaldo para "secar" Klose

Imagem
Jornais do país classificam brincadeira de ex-jogador durante festa em Fortaleza como "inusitada". Atacante alemão tem 14 gols em Mundiais, um a menos que o recorde histórico registrado pelo Fenômeno. Do DW -    http://dw.de/p/1CF53 O ex-jogador Ronaldo foi criticado na mídia alemã nesta segunda-feira (09/06) por ter pedido em Fortaleza para a torcida local "secar" o atacante alemão Miroslav Klose, que tem 14 gols em Copa e pode alcançar os 15 gols que atualmente garantem ao brasileiro o posto de maior artilheiro da história dos Mundiais. "Que sujeira é essa?" questiona o site do tabloide Bild. "Ronaldo torce para Klose se machucar", intitula o diário sensacionalista, citando o pedido do Fenômeno aos cearenses. Klose comemora seu aniversário de 36 anos exatamente nesta segunda-feira.

Brasil Sorridente devolve sorrisos a 80 milhões de pessoas

Imagem
No programa de rádio  Café com a Presidenta  desta segunda-feira (9), a presidenta  Dilma Rousseff  celebrou os avanços em 10 anos do Brasil Sorridente. Ela lembrou que, em 2004, antes da criação do programa, o atendimento dentário no  SUS  era insuficiente e precário. “Hoje, o SUS já tem 1.013 Centros de Especialidades Odontológicas do Brasil Sorridente, e mais 23.100 equipes de saúde bucal que trabalham nos postos de saúde espalhados pelo país. Antes, pouquíssimas pessoas conseguiam atendimento. Hoje, podem ser atendidas cerca de 80 milhões. Essa é a capacidade atual de assistência odontológica gratuita do SUS, oferecido em 89% dos municípios do país, mais de 4.900 municípios”, afirmou.

Governo Alckmin é investigado por racionamento clandestino de água

Imagem
Ministério Público apura se governo estadual está cortando água de bairros na calada da noite por Helena Sthephanowitz Quando uma notícia contra o governo federal é publicada por um jornal, todos os demais a replicam. No entanto, quando traz alguma informação contra um governo tucano, a situação é inversa. Foi o que ocorreu na última sexta-feira (6), quando apenas o portal  iG publicou nota sobre o fato de o Ministério Público (MP) de São Paulo ter aberto um inquérito para investigar o governo Geraldo Alckmin (PSDB-SP) e a Sabesp (empresa estadual de águas) por racionamento e rodízio ilegal no fornecimento de água na cidade de São Paulo. A imprensa não repercutiu a informação.

Rosalba confirma: “DEM tende a sumir”

Imagem
http://www.ivancabral.com/ Por Altamiro Borges Em entrevista aos jornalistas Murilo Ramos e Leandro Loyola, da revista Época, a única governadora do DEM no Brasil, Rosalba Ciarlini, do Rio Grande Norte, confirmou o que muitos já previam: os demos rumam celeremente para o inferno – isto se o diabo permitir tamanha esculhambação! Rifada pelo presidente nacional da sigla, senador José Agripino Maia – que oportunisticamente se bandeou para apoiar a candidatura do peemedebista Henrique Alves –, ela não vacilou na resposta: "O DEM tende a sumir" nas eleições de outubro. Reproduzo trechos da entrevista e retorno na sequência: ***** Qual é a importância para o DEM da sua não-candidatura? A senhora é a única governadora do partido. Eu acho que você tem de perguntar a eles.

SP: o espírito de 32 em 2014

Imagem
A alta finança hoje é a cafeicultura do século XXI. Vencê-la implica desmontar sua dominância sobre o desenvolvimento. E romper limites impostos à democracia. por: Saul Leblon   O PSDB  governa o Estado de São Paulo há 20 anos. Mário Covas foi eleito governador em 1994, seis anos depois de criada a sigla que completa 26 anos de existência  neste 25 de junho. Geraldo Alckmin, o plantonista atual do bunker concorre à reeleição em outubro, depois de ter participado diretamente de quatro das cinco gestões tucanas no estado. Alckmin foi vice de Covas em 1994 e 1998.

Agenda internacional: eleições na Colômbia definem futuro do processo de paz

Imagem
No domingo, 15, realiza-se o segundo turno da eleição presidencial colombiana, que se transformou num plebiscito sobre o processo de paz com as FARC.  Por Flávio Aguiar, de Berlim. Paquistão    Depois de ataque suicida no Paquistão, que deixou  24 mortos no aeroporto Jinnah, de Karachi, o governo do país começa investigação. Todos os atacantes morreram, em número de dez. Porta-vozes do Taliban assumiram a responsabilidade, dizendo que tratava-se de uma represália pela morte de seu líder Hakamullah Mehsud.   Fifa e Qatar

Não imagine na Copa, porque ela é uma realidade

Imagem
Autor: Fernando Brito Tomei um avião, hoje de manhã, do Rio para Brasilia. Duas cidades-sede da Copa. Tranquilidade completa. O avião era da Azul, destes que tem TV a bordo. Assisti, portanto, o esforço da Globo em tentar mostrar algum problema na estrutura de recepção aos estrangeiros.

Vice-presidente do PSB destoa de Eduardo Campos

Imagem
               Por:  Helena™ Do Blog Os Amigos do Presidente Lula Vice-presidente nacional do PSB, o ex-ministro Roberto Amaral não quer saber de vincular seu partido à oposição a Dilma Rousseff e rejeita qualquer aproximação com o PSDB.

George Friedman e a Alemanha

Imagem
7/6/2014,  [*] Natalia MEDEN,   Strategic Culture “ George Friedman and Germany ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu                     POSTADO POR  CASTOR FILHO George Friedman , diretor do  think-tank  norte-americano Stratfor, entende que alguns países da OTAN devem aumentar os gastos militares. No caso da Polônia, cujo gasto militar é próximo de 2% do PIB, deve ser aumentado para 5%.  [1]   A “ameaça russa” em torno da qual Freedman e tantos deliram está sendo usada para impor aumento no gasto militar dos países que compõem a OTAN. “Os gastos de defesa russos cresceram mais de 10% em termos reais anualmente ao longo dos últimos cinco anos” – disse o secretário-geral da OTAN, Anders Fogh Rasmussen, numa conferência de segurança em Bratislava, Eslováquia (15/5/2014). Comparou os investimentos crescentes de Moscou, com os números declinantes em vários países europeus membros da OTAN – vários dos quais cortaram gastos em 20% (até mesmo, 40% – imaginem só!),

Espanha desembarca em Curitiba e já são 18 seleções no Brasil

Imagem
Equipes se enfrentam em amistosos e agitam centros de treinamento com a presença de torcedores por  Portal Brasil Com a chegada da Espanha a Curitiba na noite desse domingo (8), já são 18 as delegações no Brasil. E as seleções têm sido recebidas com festa por torcedores. É o caso da Seleção Mexicana, que mexeu com o dia a dia de Santos, que também é a casa da Costa Rica. Subindo pelo litoral e chegando à Bahia, a festa é para o time da Suíça.

O pastelão político do assessor de Campos que disse que haveria Coca para Aécio

Imagem
por :   Paulo Nogueira Bahé, à esquerda, com amigos na passagem do ano É com certeza uma das histórias mais cômicas – e reveladoras — da campanha de 2014. Digamos assim: um pastelão político. Primeiro, foi uma postagem no seu Facebook em que o coordenador de mídias sociais de Eduardo Campos, Marcos Bahe, escreveu o seguinte, conforme registrou ontem à noite mesmo o DCM: “Vai ter Coca, Aécio.” Era uma alusão à cocaína, é claro. O disfarce pouco sutil da cacetada era o nascimento dos filhos de Aécio, embora pouca gente comemore a chegada de crianças com Coca Cola. A partir dos três ou quatro anos, talvez.

REPÓRTER DÁ UMA SURRA NO FAUSTÃO

Imagem
Tino Marcos lembra que, mesmo sob tortura, em 1970, Dilma torceu pelo Brasil ! Faustão, como se sabe, é da turma do “não vai ter Copa” ! Ele usou uma concessão pública, na frente de Martinho da Vila e do Zeca Pagodinho,  para fazer um ataque à Copa e ao Brasil . Neste domingo (8), levou o troco gentil, altivo, profissional, do repórter Tino Marcos. Assista ao vídeo e veja como o Faustão se embrulha na própria lógica. Clique na imagem para assistir ao vídeo Que pena que ele não fica trancado no  caminhão da Fátima , até fim da Copa das Copas. Clique aqui para ler  sobre a Dilma: “a verdade vai vencer a mentira”. Paulo Henrique Amorim

Dilma tenta conter protestos com fórmula inédita: atendendo-os

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Taí uma coisa que a mídia e oposição sequer imaginaram fazer para esvaziar os protestos de rua que vem ocorrendo em São Paulo. Atendê-los. Antes de tomar a decisão, a imprensa já trata de pintá-la como eleitoreira, oportunista, etc. Quiçá os governos fossem mais eleitoreiros assim! Antes de reproduzir a matéria abaixo, publicada na Folha, queria dar um link para um reportagem , publicada há algumas semanas, na mesma Folha.

À sombra das chuteiras milionárias

Imagem
Em nome de um nacionalismo maroto, querem que entremos em um clima pré-histérico e amnésico, que só a paixão consegue manter em pé. Jacques Gruman Tutto nel mondo è burla (da ópera Falstaff, de Verdi) Paixão gruda feito asfalto quente. Quem experimentou, sabe como é difícil largar uma. Passa o tempo e estilhaços grudados, persistentes, teimam em marcar presença. Como disse o Mário Quintana:  Eu, agora – que desfecho !/Já nem penso mais em ti .../Mas será que nunca deixo/De lembrar que te esqueci ?  Boleiros sabem do que estou falando. Apesar da mercantilização do futebol, é praticamente impossível ignorar o clube ao qual nos ligamos na infância. A razão mostra um mundo de cifrões e lógica empresarial, camisa transformada em adereço de aluguel. A fibra cardíaca, no entanto, é cega e onírica. Prefere evocar tempos que já passaram. O Menino ia ao Maracanã sem medo, não precisava olhar para os lados, temer arrastões. Via Almir Pernambuquinho enfiar a cara na lama para marcar

Datafolha cheira mal: Alckmin despencou na espontânea. Números de Padilha foi ocultado.

Imagem
Por:  Zé Augusto Bem escondidinho, a Folha citou a pesquisa espontânea, quase que em tom de ressalva. Nenhum infográfico, nenhuma manchete, e nem mesmo os dados dos outros candidatos foram publicados. Tudo para passar despercebido, só lá no final do texto:

Um anônimo Eduardo Campos pelas ruas de Porto Alegre

Imagem
Pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos caminha despercebido pelo centro de Porto Alegre Eduardo Campos caminha pelo centro de Porto Alegre (Foto: Cleidi Pereira / Agência RBS) Eduardo Campos caminhou 600 metros pelas ruas de Porto Alegre entre um compromisso e outro, percorridos em aproximadamente 10 minutos. Ninguém o cumprimentou, ninguém o parou para tirar uma “selfie”. Espantada com o tamanho da comitiva que subia a Rua da Praia na tarde desta quarta-feira, uma senhora bem que tentou, mas a memória não ajudou: “Ele é aquele cara… aquele…” disse para a amiga, observando o grupo de 20 pessoas passar.

A queda da desigualdade de renda no Brasil é uma falácia ?

Imagem
Alô jornalista! As variações observadas na distribuição funcional da renda são compatíveis com a redução na desigualdade da distribuição pessoal da renda! José Carlos Peliano (*) No melhor dos casos o jornalista Clóvis Rossi está equivocado. Na Folha de São Paulo, de 8 de junho, em seu texto Dilma se engana sobre desigualdade, ele argumenta que a presidente Dilma engana-se e por extensão engana o público ao afirmar que a desigualdade está diminuindo no Brasil na contracorrente do que ocorre no resto do mundo. No pior dos casos ele, além de equivocado, julga o comentário da presidente sem ter informações e conhecimento suficientes a respeito. Apressou-se ainda em afirmar que parcela majoritária da intelectualidade apoia essa “falácia” por omissão ou covardia.

Eleições na União Europeia vistas por dentro

Imagem
POSTADO POR  CASTOR FILHO 7/6/2014,  [*] John Catalinotto ,  Workers World “ A look inside the European Union vote ” Traduzido pelo pessoal da  Vila Vudu Parlamento europeu - Eleições 2014 As eleições para o Parlamento da União Europeia realizadas dia 25/5 refletiram a crescente rejeição, pelas massas, contra os partidos de centro que comandaram a maioria dos governos na Europa Ocidental e a própria União Europeia – sobretudo contra o modo como a União Europeia enfrentou a grave crise capitalista em 2008 e daí em diante, com a crise continuada, até hoje. No continente europeu, só 43% dos eleitores habilitados compareceram para votar. Desde 1945, os partidos de centro-direita ou conservadores e a social-democracia ou partidos ditos socialistas de centro-esquerda vinham-se alternando na administração dos governos ocidentais imperialistas. A partir de 2008, partidos de centro-esquerda e de centro-direita passaram a colaborar para impor austeridade à classe tra

AÉCIO É TUDO E NADA. E O TESTE DA COCAÍNA ?

Imagem
Aécio não tem uma ideia, um projeto, um discurso, um sonho. A repórter Malu Delgado traça em nove páginas da revista piauí (com caixa baixa, de propósito …) o perfil de Aécio Neves, também conhecido como Arrocho,  aquele que vai tomar “as medidas impopulares” que estão na cabeça do Armínio Naufraga e do  Príncipe da Privataria .

Precisamos falar sobre a Globo

Imagem
por :   Paulo Nogueira Está num artigo da Economist sobre a Globo. A revista diz que o governo trata a Globo com “docilidade”. Tenho minhas restrições ao tom professoral da Economist ao falar do Brasil. Ora, se as fórmulas da revista fossem tão boas assim, o Império Britânico estaria mais vigoroso que nunca ainda hoje. Notemos também que, a rigor, a Economist não tem sido capaz de resolver sequer os próprios problemas, quanto mais os da humanidade. Na Era Digital, a Economist é uma fração do que foi. Feitas todas essas ressalvas, a revista acertou em cheio ao usar a palavra “docilidade”.

“Vai ter Coca, Aécio”, escreve coordenador de mídias sociais da campanha de Eduardo Campos

Imagem
Extraído do DCM Do Radar, da Veja: “A equipe de comunicação social de Eduardo Campos vem se especializando em trapalhadas, enquanto a candidatura do ex-governador segue patinando na casa dos 7% das intenções de voto. Depois de publicar no Instagram uma foto de Campos rindo dentro de um jatinho no dia em que a greve da polícia convulsionava o Recife, hoje a turma desceu ao último nível da baixaria. O coordenador de mídias sociais da campanha de Campos, Marco Bahé, publicou há pouco no Facebook uma frase insinuando que Aécio Neves é usuário de cocaína. Diz Bahé no desastroso post: “Vai ter Coca”, Aécio Neves.” Saiba Mais:  veja

Devemos ser ativos em nossa própria informação

Imagem
Informar-se não pode ser uma atitude passiva. Os meios de comunicação não são confiáveis: o cidadão tem que aprender a verificar, ele mesmo, que fonte usar No blog L’Ombelico de Mondo, o fundador do Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet, analizou o papel da mídia no panorama internacional e as novas formas de informação da era digital.   Em uma sociedade “hipermidiatizada”, o papel ativo de quem consome a informação é preponderante. Esta é a conclusão que o escritor e jornalista Ignacio Ramonet traz sobre as práticas dos grandes meios de informação aos quais estamos diariamente exposto.   “Informar-se não pode ser uma atitude passiva”, explicou Ramonet, em uma nova entrevista da série que o  L’Ombelico del Mondo  leva adiante com os principais protagonistas do jornalismo internacional em espanhol.

E sobre FHC no Datafolha, ninguém vai falar nada?

Imagem
Autor: Miguel do Rosário Até agora, não li nenhuma análise na mídia sobre o desempenho catastrófico de Fernando Henrique Cardoso na pesquisa Datafolha, que continua um espantalho. FHC espanta; Barbosa é a salvação! Por Altamiro Borges, em  seu blog . Ele não pode ser candidato, já que o prazo de filiação partidária, condição obrigatória para disputar as eleições, expirou. Mas pode voltar a ocupar os holofotes midiáticos no apoio a algum oposicionista