Agenda internacional: eleições na Colômbia definem futuro do processo de paz

No domingo, 15, realiza-se o segundo turno da eleição presidencial colombiana, que se transformou num plebiscito sobre o processo de paz com as FARC.

Arquivo


Paquistão 
 
Depois de ataque suicida no Paquistão, que deixou  24 mortos no aeroporto Jinnah, de Karachi, o governo do país começa investigação. Todos os atacantes morreram, em número de dez. Porta-vozes do Taliban assumiram a responsabilidade, dizendo que tratava-se de uma represália pela morte de seu líder Hakamullah Mehsud.
 
Fifa e Qatar

 
Cresce pressão para que FIFA investigue suborno na indicação do Qatar como sede da Copa de 2022, enquanto equipes começam a chegar ao Brasil. A Copa abre nesta quinta-feira, 12, com o jogo entre Brasil e Croácia. Principais patrocinadores da Fifa – Sony, Adidas e Visa insistem que a Fifa deva apurar denúncia de que Mohammad Bin Hammam, que já foi do comitê da entidade, onde inclusive fez oposição a Blätter, teria distribuído cinco milhões de dólares em “presentes” e “pagamento de taxas”(“fees”) para garantir a indicação de seu país. Designado para apurar as acusações, Michael Garcia, da Fifa, deve concluir sua investigação nesta semana e apresentar seu relatório em julho.
 
França: Jean Marie Le Pen vs. Marine Le Pen
 
Na França pai e filha estão em rota de colisão. Enquanto Marine Le Pen tenta por todos os meios livrar o partido que lidera – a Frente Nacional – da pecha de antissemitismo, seu pai Jean Marie Le Pen continua a dar declarações que reforçam o rótulo grudado no partido que fundou. Suas últimas declarações falando para “por no forno” um crítico de suas afirmações anteriores levantaram nova celeuma, e nesta semana organizações judaicas francesas vão entrar com pedido para que o Parlamento Europeu casse a sua imunidade parlamentar.
 
Espanha: monarquia vs. república
 
O jornal El pais publicou pesquisa dizendo que 2/3 dos espanhóis são favoráveis a plebiscito sobre monarquia ou república como regime para o pais. Entretanto, a mesma pesquisa diz que se a votação fosse hoje a monarquia venceria por 49 a 36%. O primeiro ministro conservador Mariano Rajoy já deu declarações anteriores dizendo-se contrário à proposta, hoje defendida sobretudo pelo novo partido de esquerda Podemos, que ganhou cinco cadeiras no Parlamento Europeu na recente eleição. O novo rei, Felipe VI, deve ser empossado no dia 19.
 
Ucrânia e Rússia
 
Tomando posse no último sábado, o novo presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko reuniu-se no domingo com o Embaixador da Rússia, Mikhail Zurabov, e com Iryna Friz, representante da Organização para Segurança e Cooperação da Europa (que inclui os Estados Unidos). Prometeu retomar ainda esta semana as negociações com a Rússia e renovar os esforços para encontrar uma solução negociada para a crise no leste do país, onde a violência continua. Todavia, enfrenta resistências dentro de seus apoiadores, pois muitos destes querem que ele endureça mais o tratamento dado aos rebeldes. Grande parte da mídia ocidental continua responsabilizando unicamente a Rússia pela crise e negando que haja movimentos fascistas entre os “ocupantes da praça Maidan”.
 
União Europeia
 
Continua o esforço do primeiro-ministro britânico, David Cameron, que vai à Suécia nesta segunda-feira, para impedir que o ex-primeiro-ministro Jean-Claude Juncker seja escolhido o novo presidente da Comissão Europeia. Angela Merkel, principal apoiadora de Juncker, está na berlinda, pois Cameron é de seus aliados mais importantes na Europa.
 
 O Papa e o Oriente Médio
 
No domingo o Papa Francisco I recebeu o presidente de Israel Shimon Peres e o da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, para uma oração ecumênica pela paz no Oriente Médio, de que também participou o primaz da Igreja Ortodoxa, nos jardins do Vaticano. A rpercussão é ao mesmo tempo positiva e cética, pois o primeiro-ministro Netanyahu continua criticando tenazmente a aproximação entre a Autoridade Palestina e o Hamas.
 
Argentina
 
Nesta segunda-feira o vice-presidente da Argentina, Amado Boudou, comparece a um tribunal em Buenos Aires para responder a acusações de corrupção e abuso de poder. O caso se refere à escolha da empresa Ciccone Calcografia, que ele comprara, como impressora das notas de dinheiro do país.
 
Colômbia: eleição presidencial
 
No domingo, 15, realiza-se o segundo turno da eleição presidencial colombiana, que se transformou num plebiscito sobre o processo de paz com as FARC. Disputam o atual presidente, Juan Manuel Santos, a favor, e Oscar Ivan Zuluaga (contrário), que tem o apoio do ex-presidente Álvaro Uribe. Pesquisas de diferentes institutos dão resultados diferentes. O mais favorável a Santos mostra sua vitória por 43 x 38%; a mais favorável a Zuluaga dá-lhe a vitória por 49 x 41%.




Créditos da foto: Arquivo

Comentários