Proibição do aborto penaliza mulheres pobres, diz ONG católica

"Mulheres que têm dinheiro podem fazer a interrupção da gravidez fora do país ou em clínicas adequadas a que mulheres pobres não têm acesso". A contatação é de Rosângela Talib, da ONG Católicas pelo Direito de Decidir. Em entrevista ao DoisP, ela fala sobre o tema urgente, a anecessidade de se ampliar o debate sobre a interrupção assistida da gravidez e as consequências para as mulheres e para a sociedade em geral



Reprodução
Campanha pela descriminalização do aborto no Uruguai: erradicação das mortes de mulheres pobresCampanha pela descriminalização do aborto no Uruguai: erradicação das mortes de mulheres pobres
Psicóloga e mestra em Ciências da Religião (Umesp), Rosângela é ativista pela igualdade nas relações de gênero, pela autonomia das mulheres e seu poder de decisão. Ela defende também a laicidade do Estado, entre outras frentes.

Segundo relata durante a entrevista, atualmente no Brasil ocorrem cerca de um milhão de abortos e 250 mil internações a cada ano por complicações nos procedimentos realizados em clínicas clandestinas – locais com pouca ou nenhuma higiene e por pessoas não capacitadas para auxiliar as mulheres que procuram essa saída.



"Enquanto nada se fala no Executivo e no Legislativo a respeito do problema, milhares de mulheres morrem há anos no país ao tentarem abortar", disse Rosângela.

Por outro lado, ela completa, o Uruguai (que deixou de tratar o aborto como crime no fim de 2012) não registrou mais nenhuma morte em decorrência de aborto e reduziu o número de 33 mil abortamentos anuais para apenas 4 mil já nos primeiros meses.

Segundo ela, o resultado no país vizinho deve-se ao fato de que, junto com a regulação do abortamento assistido, vieram diversas políticas públicas de planejamento familiar, educação reprodutiva e sexual e métodos contraceptivos.

Veja a entrevista completa:





Fonte: RBA

Comentários