EUA querem mudar o poder na Rússia, diz ministério russo

O vice-ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Ryabkov, informou, nesta terça-feira (9), que a meta das sanções dos EUA contra o seu país é a criação de condições econômicas e sociais para impor uma mudança de poder.


RIA Novosti/Vladimir Pesnya
Serguei Lavrov, chanceler da RússiaSerguei Lavrov, chanceler da Rússia
O vice-ministro acrescentou que Moscou analisa com calma a situação com Washington, embora reconheça que para os dois países superarem a atual situação vai levar muitos anos.

Ryabkov disse que “o resfriamento das relações bilaterais e o atual estado de tensão entre o Kremlin e a Casa Branca começou muito antes do conflito na Ucrânia e não foi por causa da Rússia".

Recentemente, o chanceler Sergei Lavrov advertiu que o Ocidente tem a intenção de destruir a economia russa e provocar uma mudança de regime.



Ele disse que os líderes ocidentais "falam publicamente sobre as medidas restritivas e que elas devem ser tais que eles possam destruir a nossa economia e elevar protestos populares no país".

Na campanha eleitoral do presidente Vladimir Putin para um terceiro mandato, partidos russos da oposição (pró-ocidentais) reuniram-se em fevereiro de 2012 e realizaram manifestações anti-Putin, depois da posse presidencial.

Enquanto isso, em sua mensagem anual recente à Assembleia Federal, o presidente alertou que falar com a Rússia usando a linguagem da força não tem sentido.

A Rússia tem capacidades e pode recorrer a soluções não convencionais para garantir a defesa do país, disse ele, sem detalhar essas variantes.

Fonte: Prensa Latina

Comentários