Dilma elogia O Cafezinho

ScreenHunter_5346 Nov. 06 16.29
Os blogueiros e a presidenta. Eu estou de camisa rosa com listras negras.
 Os blogueiros têm esperança de que Dilma, neste segundo mandato, enfrentará com mais coragem temas importantes para aprimorar a democracia no Brasil, sobretudo no campo da comunicação.
O atual sistema de informação vigente no país não é democrático e não dá conta da nossa diversidade política e cultural.
Os canais de TV e os jornais, exercendo um assombroso monopólio ideológico, criaram um exército de zumbis, que de vez em quando saem de seus túmulos e vão às ruas pedir “intervenção militar”.

A gente entende o jogo e sabe que, na economia, sobretudo no primeiro ano de governo, poderão haver alguns recuos estratégicos, com vistas a avanços maiores em seguida.
Mas se o governo recuar na política e na comunicação, enfrentará a nossa dura oposição.
Se avançar, se fizer um governo mais ousado, mais comunicativo e mais à esquerda, terá nosso apoio.
Nossos detratores podem babar seu ódio contra os blogs: nos chamar de governistas, chapa-brancas, financiados com dinheiro público, pagos pelo PT, petralhas, comunistas, bolivarianos, lulopetistas, e por aí vai.
Desenvolvemos casca grossa contra todas as calúnias e injúrias.
Podem xingar à vontade.
Com exceção de um ou outro blog que tem – merecidamente –  publicidade de banco público, a maioria nunca ganhou um centavo do governo. Alguns inclusive, como o Viomundo, se recusam a receber qualquer publicidade estatal.
De minha parte, eu ficaria satisfeito com uma medida: que o governo cortasse todas as verbas de publicidade, para todos os veículos. Todos.
E investisse tudo em educação.
Faz isso ou então pulveriza, criando um sistema randômico para injetar recursos em toda a internet brasileira.
Todos os produtores de conteúdo na internet receberiam uma parte.
Seria democrático, republicano, inteligente e popular.
Está evidente agora que os blogs fazem um contraponto importante no jogo democrático. Cada blog é diferente do outro. Uns são mais à esquerda, outros mais liberais, aqueles mais governistas, estes menos, acolá se flerta com a oposição pela esquerda, etc.
Só uma coisa nos une realmente: fazemos a contrainformação contra o monopólio ideológico da grande mídia, que é historicamente golpista, reacionária e antipopular.
Erramos tanto quanto a grande mídia, talvez até mais. Porém, somos mais transparentes em relação à nossa posição política, mais interativos e, sobretudo, representamos um “outro lado” que a mídia tenta sempre esconder, ou fingir que não existe.
Dito isso, permitam-me um momento cabotino. Afinal, não é todo dia que uma presidenta da república, eleita e reeleita pelo povo brasileiro, elogia o seu blog.
Ao final da entrevista que fizemos com a presidenta, algumas semanas antes do primeiro turno, ela olhou para mim e disse: “Vou te falar uma coisa, eu acho ótimo o seu blog, viu. O blog do Cafezinho”.
Eu apenas respondi: “Obrigado, presidenta”. O vídeo disso segue aí abaixo.
A iniciativa de dar entrevista aos blogueiros foi um sinal importante, sobretudo em virtude do que a presidenta falou. Ela defendeu a regulação econômica da mídia, e explicou porque o trem bala ainda não saiu (e defendeu o projeto), dentre outras coisas.
Sim, já há alguns sinais de que haverá mais entrevistas similares.
Abaixo, os vídeos.
Dilma elogia O Cafezinho:
Resumo de 2 minutos da entrevista:
Entrevista completa:
- See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/11/06/dilma-elogia-o-cafezinho/#sthash.ZONFstqg.dpuf

Comentários