Não se deixe enganar: Dilma foi responsável pela demissão de Paulo Roberto Costa da Petrobras



A presidenta Dilma tem reafirmado em seus discursos a importância de dizer a verdade como prova de caráter. Mas tem gente por aí, como Romeu Tuma Jr(link is external) – da turma que não tem compromisso com a verdade -  querendo dizer que a presidenta mentiu quando declarou ter sido decisão dela a demissão do ex-diretor daPetrobras, Paulo Roberto Costa. Como, ao contrário da oposição, a gente está aqui para divulgar a verdade, comprovamos, pelas próprias palavras de Paulo Roberto, que a decisão de deixar o cargo que ocupava na estatal não foi dele. A demissão foi comunicada  a Paulo Roberto, pessoalmente, no dia 2 abril de 2012, pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão que, como todos sabem, responde diretamente à presidenta Dilma Rousseff.

Na sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado do dia 10 de junho de 2014, Paulo Roberto conta como se deu sua demissão. O diretor estava dando uma palestra no Ceará quando recebeu uma ligação da presidenta da Petrobras, Graça Foster, pedindo que ele fosse a Brasília conversar com o Ministro Edison Lobão. No dia seguinte, já no gabinete do Ministro, Paulo Roberto ouviu de Lobão que haveria uma mudança de gestão na Petrobras e que seria indicada uma nova pessoa para ocupar a Diretoria de Abastecimento. Foi então que, como é de praxe com autoridades, o Ministro Lobão pediu que Paulo Roberto Costa redigisse uma carta de demissão. O ex-diretor entregou a carta à presidenta Graça Foster no dia seguinte.
Contra fatos, não há argumentos. Fica claro, pelo depoimento de Paulo Roberto Costa à CPi da Petrobras, que a responsável por sua demissão foi a presidenta Dilma Rousseff, por meio do ministro de Minas e Energia - e não foi iniciativa do ex-diretor, como andam insinuando por aí, por pura má-fé. Quem tenta plantar esse tipo de factóide para desdizer as declarações de Dilma caminha na contramão do compromisso com a informação e com a verdade. Com Dilma, a corrupção jamais foi jogada para debaixo do tapete e, no caso da Petrobras, que é um patrimônio do povo brasileiro, a história não foi e nem será diferente.
A seguir, trechos do depoimento de Paulo Roberto Costa à CPI da Petrobras, em que ele conta como se deu sua demissão. Para acessar a íntegra do depoimento, clique aqui(link is external):

Comentários