Na BBC Lula "critica", no UOL Lula "ataca"



Os ataques virtuais e o discurso de ódio proferido por vários ~internautas~ brasileiros aos nordestinos, diante da expressiva votação em Dilma Rousseff durante o primeiro turno das nossas eleições, foram pauta ao longo do dia de ontem(link is external), não só nas ruas mas, principalmente, na internet.  As diversas manifestações preconceituosas contra o povo do Nordeste desencadearam reações dentro e fora das redes sociais, que foram tomadas pela hashtag #MenosÓdioMaisNordeste.

Nesta terça feira (7), a BBC Brasil publicou uma matéria com o título "Lula critica internautas que atacaram nordestinos"(link is external). A matéria fala sobre o texto de Lula, postado na própria página do facebook, em que ele lamentou o posicionamento preconceituoso espalhado pela internet sobre sua região natal . No texto, Lula atribuiu o fato ao "desconhecimento profundo" sobre a evolução do Nordeste, e falou sobre os investimentos feitos pelo Governo Federal que descolaram a região do estereótipo da pobreza e da miséria".
De uma forma um tanto quanto deturpada, o UOL tentou reproduzir a matéria da BBC. Mas, notem bem, com o seguinte título: "Lula ataca internautas que criticaram nordestinos"(link is external). No texto, o portal modifica ~sutilmente~ todo o sentido da reportagem reproduzida. Enquanto a BBC fala sobre críticas e reflexão acerca de posturas agressivas dos internautaso UOL dá a entender que o ex-presidente tomou uma postura de confronto direto, negativo e sem argumentos contra internautas que teriam apenas "criticado" nordestinos.  Duas simples palavrinhas que mudaram toda a ideia da manchete.
E a pergunta que fica no ar é: a quem interessa essa manipulação da mensagem? Cenas dos próximos capítulos...

Comentários