Lula sobre FHC: aquilo não é um pensamento deles, é uma cultura



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva arrancou aplausos da militância que acompanhou o evento de apoio à campanha da presidenta Dilma Rousseff, na noite desta quinta-feira (9), em São Paulo, ao falar sobre o modo tucano de ver oNordeste e as periferias de todo o país. Há alguns dias, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) criticou e procurou diminuir os eleitores que foram às urnas para apoiar a presidenta, ao que Lula respondeu: “Aquilo não é um pensamento deles, é uma cultura deles”, disse.
Para Lula, FHC prega a cultura “de que quem não vota neles é mais burro do que quem vota”. De acordo com o petista, esse é o pensamento daquele que ainda vive no passado. “Ele falou da periferia do Rio de Janeiro, da periferia de Belo Horizonte e falou do Nordeste, sobretudo porque na cabeça dele o Nordeste e a periferia ainda são como no tempo de quando ele era presidente – Não é mais! Não é mais!”, frisou Lula.

Ele também lembrou que as ideias que FHC e o candidato Aécio Neves representam são aquelas que não deram certo. “Ignorante sois vós que não entendem nossa capacidade”, disse o ex-presidente aos tucanos. Lula afirmou que o eleitor precisa deixar claro no pleito de 26 de outubro, que não podemos admitir qualquer retrocesso a uma época em que o povo era tratado apenas como estatística e também precisa enfatizar para eles que o governo do PSDB terminou em 31 de dezembro de 2002.
O presidente de honra do PT ainda enumerou uma série de personagens que mostram o sucesso das políticas de governo que foram iniciadas a partir daquele janeiro de 2003 e que seguem com constante aprimoramento até hoje, entre eles Tamires Gomes Sampaio, a primeira negra a presidir o Centro Acadêmico do Mackenzie, aluna beneficiada pelo ProUni, e Cícero Pereira Batista, o negro que era catador e hoje é médico.
Para Lula, trazer o modelo neoliberal novamente “é trazer de volta o FMI para dar palpite nesse país, é trazer de volta um sistema financeiro que quer ganhar sem investir na produção, é trazer de volta a ideia de que a universidade é para poucos”, ressaltou. 
Para terminar, lembrou que dia 27 é o seu aniversário e que seria um grande presente dos brasileiros a reeleição de Dilma 13.

Comentários