Campanha de Dilma entra na justiça contra fábrica de robôs de Aécio



A campanha de Dilma entrou, nessa quinta-feira (9), com representação no Ministério Público Eleitoral contra a coligação de Aécio Neves. O motivo? O exército de robôsque tem sido criado para ser utilizado na campanha tucana nas redes. O Muda Mais já denunciou robôs aecistas emdiversas ocasiões diferentes,desde abril. As últimas aparições de robôs de Aécio aconteceram no dia da votação do primeiro turno e ao longo desta semana
A representação da campanha de Dilma se baseou em estudo do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) fez um levantamento, publicado pela Folha de S. Paulo(link is external), que expõe a utilização de robôs pela campanha tucana.

Para quem não sabe, robôs são uma ferramenta virtual, que se origina da coordenação de softwares especializados com a utilização de servidores e computadores pessoais, capazes de controlar perfis falsos, tanto no facebook como no twitter, que automatizam a publicação de mensagens com o objetivo de fazer com que determinada discussão na internet seja manipulada, a partir dos interesses e direcionamento do utilizador dela.
Isso acontece porque os robôs são capazes de publicar mensagens de maneira coordenada, aparentando ser originárias de usuários individualizados, ou seja: humanos. Ao utilizar esses programas uma pessoa ou empresa pode controlar milhares de robôs, podendo influenciar os assuntos mais comentados na rede. No twitter os “trending topics”, e no facebook, os itens populares”, o que acaba beneficiando a campanha contratante, na medida em que suas mensagens eleitorais ganham mais destaque na rede.
Basicamente esses robôs ficam preparados para atacar e responder toda e qualquer mensagem da militância – humana diga-se de passagem – de Dilma, “inchando” a rede e tornado a disputa desigual já que as máquinas tem muito mais velocidade para responder do que as pessoas. Além de antiética a prática de utilização de robôs viola a legislação eleitoral, que estabelece que “na internet, é vedada a veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral paga”.
Tá mais do que na hora de acabar com esses robôs e fazer com que o debate na rede seja real, entre pessoas de carne e osso,  travado de forma justa e limpa. Quem vota em Dilma mostra a cara e não foge do debate. Tem argumentos sólidos e sabe como se posicionar, sem medo mesmo quando Aécio tenta calar os humanos para dar voz aos seus robôs!

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