A rede responde: #MenosÓDIOMaisNordeste é TT Mundial



Se nos últimos dias a internet viu o ódio, o preconceito e a xenofobia se espalharem,  a rede também mostrou que pode dar a resposta em vozes muito mais fortes e com mais ampla repercussão. Logo após as eleições, comentários vergonhosos contra o eleitorado nortista e nordestino explodiram na rede. O discurso elitista e preconceituoso de FHC, que vimos ontem (6), de certa forma compartilhava da mesma mentalidade: para ele, "não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados". Ainda que o tucano e ex-presidente não tenha se referido ao Nordeste, ele se referia também ao maior eleitorado de Dilma - os que mais viram sua vida mudar -, os nordestinos. Hoje, no entanto, a rede mostrou o que pensa: a #MenosÓDIOMaisNordeste foi o assunto mais comentado no Twitter no Brasil e o terceiro mais comentado do mundo (na imagem, o momento em que esteve em quarto).

Dilma e Lula também se pronunciaram sobre o assunto.
Já Lula, em um belo texto no Facebook, afirmou: "É um absurdo que o nordeste e os nordestinos sejam caracterizados como ignorantes ou desinformados por seus votos. Primeiro porque isso é fruto de preconceito lastimável, segundo porque mostra um desconhecimento profundo da atual situação do nordeste brasileiro. Quem faz afirmações deste tipo imagina o nordeste da década de 90 ou de antes, onde reinavam a fome, o desemprego e a falta de oportunidade [...] Hoje, o nordestino anda de cabeça erguida porque não é mais tratado pelo governo como cidadão de segunda categoria."
Dilma afirmou em sua conta no twitter(link is external): "foi de um nordestino que recebi um Brasil menos desigual. Lula mudou o país pra melhor. Espero que o povo do norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste seja igualmente respeitado. Fico feliz que aqueles que me conhecem, que acompanharam as conquistas do meu governo, tenham votado em mim #MenosÓdioMaisNordeste". 



Comentários