Ministério do Turismo quer estimular turistas “com saudade” a voltar ao Brasil
O Dia Mundial do Turismo é lembrado neste sábado (27). E o Brasil, gigante pela própria natureza, tem grande potencial no setor. Com a Copa do Mundo, o planeta conheceu uma nação além dos estereótipos, de cultura plural. Na esteira do Mundial, oMinistério do Turismo quer aproveitar o aumento da visibilidade propiciado para aprofundar políticas voltadas ao setor e trazer de volta aqueles que se divertiram e se encantaram com a hospitalidade do brasileiro.
Levantamento realizado pelo ministério revelou que, durante a Copa, o País recebeu turistas de 203 nacionalidades. A maioria (61%) ainda não conhecia o Brasil e elogiou serviços de infraestrutura e turismo. Os itens mais bem avaliados foram a hospitalidade e a gastronomia, com 98% e 93% de aprovação, respectivamente.
O assessor especial do Ministério do Turismo, Ítalo Mendes, afirmou em entrevista ao programa Brasil em Pauta, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que os números de visitantes estrangeiros ao Brasil durante a Copa – cerca de 1 milhão – superou expectativas. Mas ele ressalta outro número.
“Melhor que o tanto de pessoas que nos visitaram é a avaliação positiva dos turistas que vieram. A gente sabe que 83% avaliou positivamente, 95% falam que têm intenção de retornar para o Brasil. Por outro lado também, o impacto que isso teve na mídia. A gente teve 20 mil profissionais de mídia do mundo inteiro”, afirmou Ítalo.
Para aproveitar o grande evento e estimular esses turistas a retornarem, o assessor defendeu uma continuidade das políticas voltadas para o setor.
“Dois desafios: continuar qualificando a oferta turística brasileira e a segunda é sustentar essa imagem internacional dessa experiência turística e aí pensando que em 2016 nós vamos ter um grande momento de exposição com a realização das Olimpíadas. Então o Brasil já começa uma campanha internacional, agradecendo essa experiência da Copa, depois, com a comunicação voltada para o sentimento de saudade de quem esteve no Brasil. E, em um terceiro momento, ressaltar a experiência que é o povo brasileiro”, disse Ítalo.
42ª Feira de Turismo das Américas
Para reforçar a imagem brasileira como destino turístico, o MTur intensificará divulgação de atrativos nacionais nos principais mercados emissores de visitantes ao Brasil, além de trabalhar junto aos países que têm este potencial, é o que detalha o ministro Vinicius Lages, na abertura da 42ª Feira de Turismo das Américas (Abav), que reuniu agentes e operadores do setor nesta semana, em São Paulo.
Para reforçar a imagem brasileira como destino turístico, o MTur intensificará divulgação de atrativos nacionais nos principais mercados emissores de visitantes ao Brasil, além de trabalhar junto aos países que têm este potencial, é o que detalha o ministro Vinicius Lages, na abertura da 42ª Feira de Turismo das Américas (Abav), que reuniu agentes e operadores do setor nesta semana, em São Paulo.
“Estamos trabalhando para reformular a nossa maneira de fazer produção, a nossa maneira de apoiar a produção turística, o desenvolvimento dos destinos. Estamos trabalhando para o aprimoramento da nossa capacidade de conhecer o mercado, os turistas e os destinos. Nesse sentido, nesta semana estaremos junto com a Embratur repensando o instituto do ponto de vista de sua institucionalidade e nesse desafio que temos de atração de mais turistas internacionais para o Brasil”, explicou Lages.
O MTur também tem promovido campanha de incentivo a viagens de brasileiros pelo próprio país nas redes sociais. O investimento deve ultrapassar os R$ 4 milhões.
Em seu discurso, o ministro Lages reforçou a importância da articulação entre governo e a cadeia produtiva do setor para o êxito do novo ciclo que se inicia no turismo brasileiro.
“Tivemos muitas conquistas nestes últimos 12 anos, mas temos que avançar mais se quisermos que o turismo seja a nova fronteira de desenvolvimento do país”, disse o ministro, fazendo uma analogia com a agroindústria, um dos segmentos econômicos mais importantes do país.
Um dos grandes chamarizes do setor são os congressos e convenções de negócios, segmento consolidado que atrai cada vez mais turistas. Esses viajantes gastam em média US$ 304 por dia no Brasil, segundo a Pesquisa de Impacto Econômico dos Eventos Internacionais Realizados no Brasil, feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas)para a Embratur (Instituto Brasileiro do Turismo). O valor é quatro vezes maior que as despesas dos visitantes internacionais que veem ao país em viagens de Lazer (que inclui eventos esportivos), que tem um gasto diário de US$ 73,77. Além de gastar mais, os turistas de negócios permanecem mais tempo nas cidades e a grande maioria (92%) pretende retornar ao Brasil.
“Em dez anos, os congressos e convenções de negócios realizados no Brasil registraram um aumento de 408%. Conforme os dados divulgados em maio pela ICCA (International Congress and Convention Association), entre 2003 e 2013, o total de eventos passou de 62 para 315.
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