Dilma é 13! E a estratégia da oposição é irregular



É desonesto, é antidemocrático, é imoral, é despolitizante, mas é uma estratégia recorrente na reta final de eleição. Já aconteceu em 2010 e agora volta a ocorrer: usuários espalham pelo twitter imagens com o nome e a cara da Dilma junto do número da legenda do PSDB. Mas todos sabemos que Dilma é 13!
Matérias(link is external) e tweets(link is external) de outubro de 2010, pouco antes do segundo turno – entre Dilma e Serra – mostram adesivos(link is external) com a mesma identidade visual da campanha de Dilma daquele ano eimagens(link is external), mas com o número alterado, numa clara tentativa de induzir o eleitor ao erro, o que é irregular, de acordo com a lei eleitoral. Em 2006, a mesma prática foi usada. Daquela vez, foi Lula(link is external) quem viu sua imagem ligada ao número de Alckmin em santinhos espalhados por Pernambuco.

Neste ano vemos a estratégia da oposição voltar. Ainda que existam tweets mais antigos(link is external)utilizando a tática, é desde a última semana que se pode perceber o crescimento do número de postagens nessa linha (veja aqui(link is external)aqui(link is external)aqui(link is external) e aqui(link is external)). Entre eles está o perfil de humor@bobagento(link is external), com mais de 76 mil seguidores, que escreveu: “pegar uma foto da dilma, colocar a cara do Aécio e a legenda: VOTE DILMA [com o número do Aécio]”. Outro usuário respondeu: “só não faço isso pq é capaz do pessoal do PT votar [no Aécio] mesmo”, e o @bobagento confessou a estratégia: “a ideia é essa mesmo”. Ou seja, trata-se de uma atitude de enganação do eleitor, que vai contra os princípios democráticos e – muito longe de ser piada – enfraquece a política e a discussão de ideias ou o debate de propostas.
A desesperada estratégia em busca de votos é prevista na Lei 9.096/95(link is external) e na Resolução nº 23.282(link is external), de 22 de junho de 2010. O texto legal prevê que "somente o partido político que tenha registrado o seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral poderá ... ter assegurada a exclusividade da sua denominação, número da legenda, sigla e símbolos, vedada a utilização, por outros partidos políticos, de variações que venham a induzir a erro ou confusão".
Quem sempre viu o debate de propostas e posicionamentos como a melhor forma de se conquistar votos não pode deixar essa passar. Se você vir isso, denuncie para o Tribunal Superior Eleitoral(link is external) (TSE). Dilma é 13!

Comentários