Brasil da Mudança lança capítulo sobre Política Externa


Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O site Brasil da Mudança lança mais um capítulo. O tema da vez é a Política Externa
Em 12 anos de governo, passamos de coadjuvantes a protagonistas no cenário mundial. O país deixou de a se submeter aos interesses da Europa e dos Estados Unidos e passou a se aproximar dos vizinhos da América Latina, da África e do Oriente Médio.
Sempre promovendo o diálogo, o Brasil defendeu seus interesses em várias frentes, conseguindo sucesso em áreas onde antes engatinhávamos. Prova disso é que o Brasil nunca mais precisou recorrer ao FMI, aprovou na ONU uma resolução contra a espionagem eletrônica e ajudou a criar o banco dos BRICS.
Aumento no comércio exterior

E essa nova estratégia deu resultado: o comércio exterior deu um grande salto com todos os grandes parceiros. Aumentou não somente o comércio com Estados Unidos e Europa, mas também com os vizinhos da América Latina, com os países africanos e até com a Ásia. Os países árabes hoje compram cinco vezes mais do Brasil. Nossas exportações para os países africanos cresceram 315%.
América Latina
Para proteger os governos democraticamente eleitos da América Latina, o Brasil liderou em 2008 a criação da União das Nações Sulamericanas (Unasul), espaço de articulação e unidade política dos 12 países da América do Sul. No mesmo ano nasceu o Conselho de Defesa da Unasul, aliança militar que tem o objetivo de traçar políticas comuns de defesa e organizar ações de emergência contra violações e ataques.
Novas soluções para velhos problemas
Com a criação do Banco dos Brics, países emergente que não conseguem crédito com o FMI e o Banco Mundial têm uma alternativa de financiamento a projetos de infraestrutura. A criação dos Brics estava no programa do presidente Lula desde 2002 e sua importância ficou evidente a partir da crise mundial, quando, além de representar 65% do crescimento do PIB global, passou a apresentar novas propostas e soluções para os velhos problemas da economia mundial.
Conheça melhor essas e outras ações federais no campo da Política Externa nos últimos 12 anos no site O Brasil da Mudança:www.brasildamudanca.com.br/seguranca.

Comentários