Gleisi se destaca nas sabatinas da APP Sindicato e Fiep



Esta terça-feira foi um dia intenso de campanha. A candidata ao governo do estado, Gleisi Hoffmann, participou de duas sabatinas, nas quais teve oportunidade de apresentar suas propostas para melhoria da educação na APP Sindicato e para o desenvolvimento da economia na FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná.


Na APP-Sindicato, Gleisi mostra que tem propostas concretas para a educação

Em debate na APP-Sindicato, Gleisi reforçou compromissos com o PAC Paraná Educação, de reforma e construção de escolas, a educação integral, segurança nas escolas, valorização dos profissionais e saúde dos trabalhadores do setor.


Gleisi apresentou aos educadores as propostas que vão garantir avanços na educação básica, fundamental e média do Paraná e  assumiu compromissos fundamentais com a categoria. É o caso da equiparação do salário final do magistério com o dos servidores paranaenses e o piso salarial dos funcionários das escolas, bem como da realização de concurso público.

Metas do PNE e Saúde Integral

Segundo Gleisi, a primeira medida que irá adotar será convocar a Conferência Estadual da Educação para que o governo do Estado possa dialogar com as lideranças de classe.

 “Vamos cuidar da educação infantil e a educação integrada no ensino médio, passando pela educação inclusiva. Faremos uma gestão democrática na área da educação. Nossas políticas serão realizadas com recursos da lei que exige que 10% do PIB seja investido em educação”.

 Entre as metas do PNE, Gleisi assumiu compromisso em oferecer educação em tempo integral a no mínimo 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica nos próximos dez anos.

A candidata ainda criticou a atual gestão estadual. Segundo Gleisi, é inconcebível que o Paraná, a quinta economia brasileira, tenha ainda escolas com goteiras, depredadas e mal cuidadas. Ela assumiu o compromisso de levar internet com no mínimo 100 megas a todas as unidades de ensino da rede estadual.



Política salarial 

 Ela garantiu que, assim que o Congresso regulamentar a matéria, irá implantar o piso nacional para funcionários. “Não vamos entrar na justiça para impedir ou protelar. Assumo também o compromisso com a reposição salarial dos trabalhadores”.


Segurança nas escolas

Outro tema que preocupa os professores, a violência escolar, terá ações focadas na gestão Gleisi. “Dificilmente vamos ter um comportamento adequado dos estudantes se não tivermos um ambiente escolar acolhedor, bonito, um espaço de desenvolvimento esportivo, cultural e social. O governo do Estado tem o dever de investir nas escolas”.

Comentários