Dilma X Aécio: a diferença entre quem mudou a saúde no Brasil e quem pega carona no sucesso dos outros



Ontem, em visita à Unidade Básica e Saúde do Jardim Jaci, em Guarulhos, uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) contempladas peloPrograma Mais Médicos, Dilma foi tomada nosbraços do povo, aos gritos de “Dilma, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”. Foi uma demonstração de gratidão por um programa que, com pouco mais de um ano de implantação, já beneficiou 50 milhões de brasileiros. Foram contratados 14,4 mil profissionais para atender 3,7 mil municípios brasileiros e 34 distritos indígenas. Vale lembrar àqueles que alegam que “não faltavam médicos no Brasil” dos mapas que mostram a diferença do atendimento depois que os médicos contratados pelo programa aceitaram ocupar 75% das áreas de grande vulnerabilidade no atendimento médico do nosso país.

No lado da oposição, temos Aécio, que passou a defender o Mais Médicos, mas diz que vai fazer mudanças nos contratos. Como já explicamos, essas mudanças inviabilizariam o programa. Além disso, antes de estar em campanha pela presidência, Aécio dizia que o Mais Médicos é um programa “meramente eleitoreiro” e sua implementação, “uma violência sem tamanho”. Em reuniões fechadas, como hoje (5) no encontro com a Associação Médica de Brasília, ele ainda critica o programa, com afirmações(link is external) como a de que os médicos cubanos têm prazo de validade e tratando o programa como uma "solução lateral" que tem sido tratada pelo governo como "central". Todas essas afirmações demonstram seu desconhecimento de tudo que tem sido feito no setor de saúde no país.
No ano passado, a presidenta Dilma aprovou a lei que destina 25% de todos os lucros obtidos com a exploração do petróleo para a saúde. O Farmácia Popular, criado em 2004 para universalizar o acesso a medicamentos para tratamento das doenças que mais atingem os brasileiros, atende hoje a 6,8 milhões de pessoas por mês. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), criado no governo Lula, atende 73% da população brasileira. O Brasil Sorridente já levou tratamento dentário a 80 milhões de cidadãos. Aécio também não conhece a humanização do Sistema Único de Saúde do Brasil, um dos mais inovadores do mundo
Como tem acontecido com outros temas da campanha, agora Aécio capitaliza em cima dos programas construídos e implementados pelos governos petistas. Dizer que apoia o Mais Médicos, mas com ressalvas, rendeu a Aécio a sinalização de apoio da Associação Médica Brasileira (AMB) - que, desde o início da implementação do programa, faz de tudo para acabar com o programa que garantiu médicos em todas as regiões do país.
Estamos de olho, Aécio. Já destrinchamos as entrelinhas do seu discurso, dissemos como funciona um governo que quer menos Estado trabalhando em favor do povo e explicamos a diferença entre esse projeto e um governo propositivoque vem mudando o Brasil há 12 anos e vai mudar ainda mais. E vamos continuar esclarecendo nossos leitores, sempre com o intuito de divulgar a verdade.

Comentários