Dilma com a juventude: “eu confio que vocês serão o meu combate”



No dia do estudante, a presidenta Dilma se reuniu com os jovens em São Paulo para debater as políticas implementadas por ela e Lula e que promoveram uma melhora expressiva na inclusão dos jovens no Brasil, principalmente no que diz respeito à educação. “Eu confio que vocês serão o meu combate, aqueles que vão defender o sentido desse projeto de Brasil soberano, democrático, que cria oportunidade pra todos realizarem os sonhos que queiram realizar. E que vocês mantenham os valores da juventude: a indignação, a capacidade de luta e a integridade”.
A presidenta disse que se reconhece em cada um dos rostos dos jovens presentes do evento e relembrou os tempos de Ditadura Militar. “Os sonhos passam de geração em geração e nós passamos o que tinha de melhor na nossa. Nós sabíamos que sem democracia a vida era impossível. Dessa luta, uma parte que nós podemos dizer que ganhamos foi a implementação da democracia no nosso país. Nós estamos, agora, no meio de um processo de transformação mais profundo, que nós estamos fazendo de maneira política desde a eleição de Lula”.

Depois de receber no palco quatro estudantes que chegaram ao Ensino Superior por meio das políticas do governo, a presidenta falou da importância do Enem, do ProUni, do Pronatec, doCiência sem Fronteiras, dos recursos do petróleo destinados à educação, da aprovação do Plano Nacional de Educação, da aprovação do Estatuto Nacional da Juventude, da ampliação de vagas na Universidade e da necessidade de ampliar ainda mais esses investimentos. “Porque o papel de um governo que quer tornar a educação o principal instrumento de transformação é torná-la acessível a todos. Isso garante a permanência dos resultados das políticas de distribuição de renda, porque você investe na qualificação da mão-de-obra”. Dilma falou, ainda, da importância de valorizar os professores para termos uma educação de qualidade no país.
Dilma também falou sobre a importância de reduzir a miséria e como esse processo foi o desencadeador de todas as transformações que nós tivemos nos últimos 12 anos no Brasil. Ela destacou os bons números da economia de um país que, em meio a uma crise econômica mundial, continuou crescendo e distribuindo renda.
A presidenta explicou a importância de se fazer uma reforma política com participação popular no Brasil: “ Poque ter instâncias de participação é fundamental em qualquer governo democrático e a participação popular é um instrumento de transformação no nosso país”.
Por fim, a candidata à reeleição falou da campanha da verdade que vence o pessimismo e como é necessária a participação do jovem na política do país para que combatam o que ela chamou de “uma campanha sistemática de desinformação”, de “descompromisso com os interesses nacionais”. Por isso, declarou a presidenta, “a verdade vai ser o nosso instrumento”.

Comentários