Tropas de Israel invadem Gaza; mais de 160 palestinos mortos em 6 dias

A Força Aérea israelense já lançou cerca de mil toneladas em bombas na Faixa de Gaza, atingindo mais de 1.100 “alvos” em todo o território, o que inclui residências, matando mais de 160 pessoas, inclusive dezenas de crianças, desde que foi lançada oficialmente a operação “Margem Protetora”, há quase uma semana. O governo israelense mantém dezenas de tanques e milhares de tropas na fronteira, e uma invasão terrestre já foi confirmada, no domingo (13).

Por Moara Crivelente, da Redação do Vermelho


Enquanto a mídia internacional ainda noticiava ataques aéreos que mataram mais de 20 pessoas, na manhã de sábado (12), outro ataque, no fim do dia, o mais fatal até agora, contra a residência do chefe de polícia Tayseer Al-Batsh, matou 18 pessoas de uma só vez, de acordo com o jornal israelenseHaaretz.

Leia também:
Ataque de Israel mata 20 pessoas em Gaza e palestinos apelam à ONU
Países condenam silêncio internacional sobre ataque de Israel em Gaza
Na Palestina ocupada, não se escutam as "vozes pela paz" de Israel
Premiê de Israel prepara ofensiva militar terrestre contra Gaza

Entre os palestinos mortos desde que a ofensiva aérea recebeu um nome – bombardeios israelenses já tinham sido noticiados há mais tempo – estão mais de 80 civis, inclusive cerca de 30 crianças. O governo do primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou, porém, que não pretende ceder à pressão internacional por um cessar-fogo e que o bombardeio só cessará quando houver “tranquilidade” no território israelense próximo a Gaza. Cerca de 20 mil reservistas estavam em alerta, na iminência de uma invasão terrestre, segundo o Haaretz.



Os cerca de 630 foguetes já lançados por militantes do território palestino densamente habitado e completamente bloqueado, desde 8 de julho, não causaram vítimas fatais entre os israelenses. Enquanto isso, a agência de notíciasReuters divulgou um vídeo do ataque aéreo de Israel à residência do oficial de polícia, que além de matar 18 pessoas, também deixou 45 feridos, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.



A agência palestina de notícias Maan noticiou, entretanto, que comandos israelenses invadiram o norte da Faixa de Gaza na madrugada deste domingo, em uma missão para destruir foguetes de longo alcance, que poderiam alcançar Tel-Aviv, Jerusalém e Hadera, no norte. “Uma operação do comando naval ocorreu na praia de Gaza, nesta manhã, com o objetivo de atingir bases de lançamento de foguetes de longo alcance,” disse o tenente-coronel Peter Lerner à imprensa, no que classificou de uma operação “bem sucedida”.


Caminhões transportam tanques israelenses para a fronteira com a
Faixa de Gaza, na iminência de uma ofensiva terrestre. (Foto: AFP)

Emissoras de rádio locais relataram que houve confrontos armados entre palestinos e soldados israelenses, enquanto a ofensiva terrestre foi ordenada horas depois de o Conselho de Segurança das Nações Unidas emitir uma declaração instando Israel e o Hamas – partido à frente do governo de Gaza e que o governo israelense classifica de “organização terrorista” – a um cessar-fogo.

"Advertências" a civis antes dos bombardeios

A Força Aérea israelense tem emitido "advertências" a civis ordenando que deixem suas casas e outros locais próximos ou que coincidam, alegadamente, com pontos de reunião de militantes – “terroristas” – ou de armazenamento de material bélico, uma prática sugerida pelo direito internacional humanitário. No campo de refugiados de Jabaliya, Youssef Qandil e seu filho Anas, ainda no colegial, saíram para buscar refúgio após receberem um aviso, mas acabaram atingidos por um ataque aéreo que mirou nos residentes abrigados sob uma árvore e foram mortos, de acordo com a Maan.

Em operações anteriores, no que críticos veem como a “lição de casa” feita pelas autoridades israelenses, diversas medidas também foram tomadas para contornar o direito internacional humanitário. É o caso dos avisos por rádio, panfletos e telefonemas, em que o Exército de Israel ordena aos civis que deixem suas casas ou outros locais na região prestes a ser bombardeada, advertindo que, caso não o façam, são responsáveis pelas consequências. “Você foi avisado!”, concluía um panfleto lançado desde aviões, na operação Chumbo Fundido, que durou 22 dias, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2009, matando mais de 1.400 pessoas.

Já na ofensiva atual, fontes locais citadas pela Maan relatam “disparos de aviso” feitos por drones – veículos aéreos não tripulados – israelenses, para que os residentes deixem suas casas ou os locais a serem bombardeados. A “advertência” é seguida pelo disparo de um míssil desde um caça F-16 que destrói completamente o alvo em casos como o da casa da família al-Kaware, que teve oito membros mortos – inclusive seis crianças – no início da operação, em 8 de julho. Enquanto isso, uma declaração emitida na sexta-feira (11) pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU afirmava que Israel "poderia" estar violando o Direito Internacional ao alvejar as casas de civis.


Comentários