Tem gente questionando o Deutsche Bank, e não é a Dilma



Do Muda Mais
Tem gente que adora pegar uma carona no sucesso da presidenta(link is external) pra alavancar os próprios perfis. Hoje foi a vez de Romeu Tuma Jr., que aproveitou a polêmica envolvendo o banco Santander para recuperar uma notícia do Estadão do mês de maio(link is external) falando sobre o relatório do Deutsche Bank que “alerta” os investidores para o risco da reeleição de Dilma.
Nós já falamos aqui sobre como alguns analistas econômicos têm usado as oscilações comuns ao mercado financeiro para criar um cenário de terror eleitoral, baseados apenas em especulação. Eles prevêem o futuro, usando termos como “estagflação” e “vitória apertada”. Nessa linha, o economista Hongtao Jiang volta atrás na decisão tomada pelo próprio banco apenas 3 meses antes e rebaixa os títulos internacionais do Brasil prevendo um “otimismo exagerado” do mercado.

O mesmo relatório, lançado antes da realização da Copa do Mundo, está cheio de previsões dignas de videntes que não acertam, no café da manhã, o que será servido no almoço: “a popularidade dela (Dilma) continuará provavelmente caindo nas pesquisas de opinião, devido ao ciclo desfavorável da economia, mas também em razão de uma crise de energia, uma investigação no Congresso edificuldades ao sediar a Copa do Mundo”.
O cenário agora, três meses depois, é que (i)Dilma continua liderando as pesquisas e a economia vai bem (com inflação dentro da meta); (ii) já explicamos que não tem e não vai ter apagão elétrico, isso é história dos tempos de PSDB. Nosso país tem sobra de energia para 2014 e se preparou muito bem para 2015; (iii) investigação no Congresso (???); (iv) dificuldades de sediar a Copa do Mundo. Nessa, amigos, erraram FEIO. Nós fizemos a Copa das Copas, o melhor mundial de todos os tempos.
O mais intrigante disso tudo é que, apesar desse mau humor todo do mercado (essa divindade soberana que eles criaram), Jiang acredita na reeleição da presidenta Dilma: “seguimos esperando que a presidente Rousseff seja reeleita, mas apenas após uma corrida presidencial apertada e com um apelo mais populista”, afirma a nota enviada a clientes.
Esse terror todo criado pelos analistas parece ter base no que eles chamam de “governo populista”. O fato é que é o mercado econômico, ou seja, as pessoas que lidam e detêm o capital, morrem de medo de medidas que favorecem o povo, por isso o mau humor. No relatório, muito se fala sobre as “políticas populares” da presidenta Dilma.  “Essa dinâmica, ressaltou ele, representará um cenário desfavorável ao mercado, pois o PT provavelmente conduzirá a campanha eleitoral com forte apelo populista (…)”. Esse “apelo”, minha gente, são os 10% de reajuste para o Bolsa Família e a correção da tabela do Imposto de Renda em 4,5% para 2015, além da política de valorização crescente do salário mínimo. Deu pra entender? Eles dizem que é ruim para o mercado porque é bom para o povo.
Além disso, vale a pena pesquisar um pouco sobre a credibilidade das análises do Deutsche Bank no cenário internacional.  Matéria do mesmo Estado de S. Paulo(link is external), do mês de julho 2014, mostra que o Fed de NY - uma espécie de fiscalizador do Banco Central norte-americano sobre Wall Street, o principal pólo financeiro do mundo, que supervisiona diariamente os maiores bancos mundiais e dos Estados Unidos - encontrou problemas sérios nos relatórios apresentados pelo banco sobre a economia norte-americana. Os levantamentos foram definidos como “de baixa qualidade” e, mais importante, “não confiáveis”. Uma investigação feita pelo Fed de NY revelou que as operações do Deutsche(link is external) "sofrem de uma série de graves problemas no sistema de informação financeira". Além disso, você pode ver aqui como o banco está sendo acusado de fraude por manipular os investidores. Tudo isso gerou uma situação de fragilidade em relação à confiança e à imagem do Deutsche Bank para o resto do mundo, fazendo com que o preço das ações(link is external) do banco caia, assim como os seus lucros.
Estamos preparando um texto que explica como funciona o neoliberalismo pra quem não sabe do que se trata, mas a lógica é essa daí de cima: quem é rico fica cada vez mais rico e quem é pobre fica cada vez mais pobre. É isso que o neoliberalismo vê como progresso, e o neoliberalismo é a voz do capital, do mercado, dessa entidade soberana que, hoje, tenta instaurar um cenário caótico noBrasil que anda de cabeça erguida.

Comentários