Sabesp admite esgotamento do 2º principal manancial de São Paulo

Jornal GGN - A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) anunciou nesta segunda-feira (21) que vai utilizar o volume morto (aquele abaixo do sistema de captação de água já instalado) do Sistema Alto Tietê. O manancial é o segundo principal na Grande São Paulo e opera, nos últimos meses, com vazão maior para dar cabo da demanda da Região Metropolitana, após a seca no Sistema Cantareira.

Segundo a companhia administrada pelo Estado, 25 bilhões de litros de água serão retirados de duas das cinco represas que formam o Alto Tietê. Com a medida, o sistema ganhará mais 25 dias de sobrevida. Em junho, cerca de 1 bilhão de litro foi retirado do manancial por dia.

"A concessionária informou que poderá retirar 10 bilhões de litros do volume morto da Represa Bitiriba-Mirim já a partir de agosto. Hoje, o reservatório, que tem 35 bilhões de litros, está com cerca de 14% da capacidade. Em novembro, diz a companhia, outros 15 bilhões de litros podem ser captados da reserva da Represa Jundiaí, que está com 13% dos seus 74 bilhões de litros", informa o Estadão.

Nesta terça (22), o Alto Tietê amanheceu com apenas 22,2% da capacidade armazenada. Há dois meses, o índice era de 31,3%. Segundo especialistas, o volume atual pode resistir por cerca de 120 dias. O Cantareira registra 16,8% e, de acordo com dados da própria Sabesp revelados pelo Estadão, o volume pode se esgotar em 27 de outubro.

Ainda de acordo com o periódico, a Sabesp aguarda autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Departamento de Água e Energia Elétrica (DAEE), órgãos gestores do Cantareira, para retirar mais 100 bilhões de litros do volume morto do manancial.  O montante corresponde à metade final do que já foi retirado desde junho. Até ontem, a Sabesp já havia captado 32,6% da cota liberada do volume morto.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB), que tentará a reeleição em outubro, garante que o volume de água disponível nos mananciais paulistas é suficiente para evitar racionamento generalizado até março.

Comentários