PSDB processa Dilma pelo fato da Anac fiscalizar aeroporto de Cláudio

Jornal GGN - A Coligação Muda Brasil, encabeçada pelo PSDB do presidenciável Aécio Neves, emitiu uma nota na noite de segunda-feira (21) afirmando que vai entrar com uma representação na Justiça Eleitoral contra a candidata do PT à reeleição, a presidente Dilma Rousseff.
Para o bloco oposicionista, o governo federal comete abuso de poder em favor do PT ao usar a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para investigar o aeroporto construído por Aécio enquanto governador de Minas Gerais, em 2010. O equipamento não está regularizado e encontra-se em território de um tio-avô do tucano. 

O caso foi revelado no último domingo (20), pelo jornal Folha de S. Paulo. De acordo com a denúncia, Aécio autorizou o investimento de quase R$ 14 milhões na construção de uma aeroporto de porte modesto na cidade de Cláudio, onde o presidenciável passou a infância. A pista fica a seis quilômetros da Fazenda da Mata, pertencente à avó do senador mineiro, Risoleta Neves. 
O imbróglio envolvendo a posse do terreno ainda corre na justiça. A área foi desapropriada pelo governo mineiro antes de começar a construção do aeroporto, mas a família do tio-avô de Aécio, Múcio Guimarães Tolentino, não concorda com o valor da indenização. Enquanto o litígio não tem resolução, o aeroporto continua situado em um terreno privado registrado em nome dos Tolentinos. A Folha afirma que um primo de Aécio controla quem entra e sai do local.
Em nota à imprensa, o candidato à presidente negou as informações do jornal da Família Frias. E defendeu, na tarde de ontem, que todas as autoridades interessadas investiguem o caso, se julgarem necessário.
No mesmo dia, a Anac reafirmou que o governo mineiro ainda não entregou os documentos para a regularização do aeroporto, e destacou que a operação do equipamento será investigada. O Ministério Público de Minas Gerais também está em cima das acusações.
Leia a nota da Coligação Muda Brasil sobre o processo contra Dilma Rousseff:
"Não é de hoje que o PSDB tem denunciado o uso da máquina pública federal em favor da candidatura da Presidente Dilma Rousseff, inclusive com decisão do TSE já reconhecendo essa prática e aplicando multa a entidade pública. Desta vez, o abuso em favor do PT é da ANAC, praticando conduta vedada pela legislação eleitoral.
É  vergonhosa a utilização de mais uma estrutura do estado para perseguir adversários políticos do governo.

Estamos representando contra a ANAC e contra a Presidente Dilma para que este ato seja punido de forma rigorosa.

Registramos, por fim, que o processo de homologação  do Aeroporto  de Claudio junto à ANAC vem ocorrendo  de forma legal e transparente como comprovam  os  inúmeros  ofícios  trocados entre os órgãos federais e o governo do estado desde 2011. Tanto é verdade que foi a própria Secretaria Nacional de Aviação Civil que, em abril de 2014,  transferiu a jurisdição do Aeroporto de Claudio para o Estado de Minas Gerais sem que qualquer irregularidade fosse indicada.

Deputado federal Carlos Sampaio – coordenador jurídico da Coligação Muda Brasil”

Comentários