Contra o terrorismo econômico: informação


A melhor arma contra o terrorismo econômico que o Brasil vive desde 2002 é a informação. Pensando nisso, o Instituto Alvorada elaborou uma série de gráficos para mostrar que a realidade da economia brasileira está bem distante daquela estampada e propagada pelos veículos de comunicação.
Quem acompanha o noticiário é bombardeado continuamente com informações e opiniões que pareceriam apontar o iminente colapso da economia brasileira(link is external).”, pondera na abertura do estudo, para depois elencar dados reais da inflação, condições de emprego e renda, dívida líquida e bruta do setor público, dívida interna e investimentos.

É claro que uma informação dessas caiu na rede do Muda Mais e resolvemos destacar alguns pontos do estudo. Por exemplo, o tópico que trata da inflação mostra que o índice tem se mantido dentro da meta do Banco Central e que também é um dos mais baixos entre outros de importantes economias emergentes, entre eles Turquia, Rússia e Índia. Além disso, mostra que a inflação deixou de atingir mais os mais pobres, que até 2002 eram os que mais perdiam poder de compra.
Quanto à dívida externa o instituto traz um gráfico bem didático sobre o comportamento da dívida e o que significou para o Brasil o ano de 2007, quando a dívida líquida (que desconta as reservas internacionais, ou seja, a capacidade de o país arcar seus compromissos financeiros) passou a ser negativa e o país que era devedor conquistou o papel de credor(link is external).



Comentários