Quebrando mitos: Bolsa Família reflete no empoderamento e independência das mulheres

empoderamento

Em reportagem recente, o jornal inglês The Guardian destacou o impacto do Bolsa Família nas relações de gênero. Uma das questões fundamentais do programa é a emissão do cartão, prioritariamente, em nome da mulher. Hoje elas somam 93% das titularidades.
“O benefício empodera as mulheres. É única fonte de renda em muitos dos casos, então elas estão mais independentes dos maridos, compartilham mais na tomada de decisões da casa e têm mais autoestima”, afirmou ao jornal a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello. Ela destacou que muitas esposas, antes submetidas à violência doméstica, agora se sentem livres para pensar em divórcio.

O The Guardian ouviu também a socióloga Walquiria Leão Rêgo, que viajou pelo Norte e Nordeste do Brasil durante cinco anos para registrar a mudança na vida das beneficiárias que vivem nas comunidades mais patriarcais. “As mulheres ganharam mais poder sobre os seus destinos”, diz a pesquisadora. Um simples exemplo disso é que muitas, pela primeira vez na vida, puderam escolher e comprar seus próprios batons.
Maria da Paz vive com suas duas filhas na Rocinha, Rio de janeiro, e afirma orgulhosa: “Eu substituí meu marido pelo Bolsa Família. Eu o deixei ele era agressivo e começou a bater nas crianças”.

Comentários