Juan Manuel Santos é reeleito presidente da Colômbia


O presidente da Colômbia Juan Manuel Santos foi reeleito neste domingo (15) para mais um mandato de quatro anos (2014-2018). Ele obteve 50,90%, contra 45,04% do seu contendor, Óscar Iván Zuluaga. Santos recebeu 7.784.916 votos, e Zuluaga 6.888.639.


A partir do encerramento da votação, às 16h00, horário local, começaram a chegar centenas de partidários do presidente ao espaço reservado para acompanhar a apuração.

A bandeira da campanha de Santos foi o processo de paz que seu governo leva a efeito com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e que pode tomar ainda mais força se forem iniciados os diálogos também com o Exército de Libertação Nacional (ELN). 



Na medida em que iam sendo divulgados os resultados, que provocaram uma explosão de alegria quando a vantagem do mandatário ficou clara, seus partidários começaram a gritar: “Se vive, se sente, Santos presidente".

Ao menos 32,9 milhões de colombianos estavam aptos a votar neste domingo para eleger o presidente para e decidir assim se queriam a continuidade do processo de paz para pôr fim a meio século de conflito armado interno tal como o governo de Santos tem desenvolvido desee 2012 com as Farc.

Santos foi apoiado no segundo turno pelo partido de esquerda União Patriótica, o movimento político e social Marcha Patriótica, o Partido Progressista, o Opção Cidadã, a presidenta do Polo Democrático, Clara López, e uma parte da bancada desse agrupamento político.

Igualmente, apoiam Santos 80 por cento da bancada conservadora e a maioria da Aliança Verde.

Sua candidatura foi apoiada também pelas três grandes centrais sindicais do país: a Central Geral do Trabalho, a Central Unitária dos Trabalhadores e a Confederação Geral do Trabalho, que representam 90 por cento do sindicalismo colombiano.

A candidatura de Santos também recebeu o apoio da Organização Nacional Indígena, que agrupa 80 por cento dessa população, o setor camponês, a Federação Colombiana de Educadores, sindicatos operários, artistas e ex-presidentes, como Belisário Betancurt, Ernesto Samper e César Gavíria, chefe de sua campanha.

Redação do Vermelho, com agências

Comentários