Após piada sobre drogas e futebol, embaixadora holandesa na Unicef gera revolta na Colômbia


Imagem postada no Twitter mostra jogadores “cheirando” linha da barreira; governo exigiu que a representante seja removida do cargo
Uma piada de mal gosto feita pela embaixadora holandesa na Unicef e atriz, Nicolette van Damm, na qual os jogadores colombianos Falcao García e James Rodríguez aparecem inalando a espuma usada por árbitros para marcar o limite da barreira em jogos de futebol causou revolta no país. No meme postado por ela lê-se “o muro colombiano”.
Reprodução

"Muro colombiano", dizia a mensagem compartilhada pela embaixadora
O governo colombiano, por meio de sua chanceler, María Ángela Olguín, expressou “rechaço e indignação” e pediu a todos os embaixadores, “sobretudo o da Holanda, que vá à chancelaria holandesa” e a embaixadora em Nova York “que vá à Unicef”. Para “nós as desculpas não servem, isso tem que ir além, é um desrespeito a um povo e uma juventude que está cheia de ilusões e de sonho”.

A holandesa apagou a imagem de sua conta no Twitter e publicou outra mensagem se desculpando pela mensagem. “Queridos colombianos, do meu lado, não houve a intenção de ofendê-los. Por favor, aceitem minhas honestas e sinceras desculpas. #RespeitoColômbia”.
O representante da Unicef na Colômbia, Roberto de Bernardi, condenou os fatos e esclareceu naBlu Rádio que as declarações da atriz, modelo e apresentadora holandesa não correspondem com as do organismo.
"Vamos pedir que a senhora seja renunciada de suas funções como embaixadora da boa vontade do comitê holandês da Unicef", disse, e antecipou que "a proposta foi apresentada ao escritório central em Nova York".
A Defensoria Pública da Colômbia enviou um comunicado para pedir um pronunciamento oficial "da sede central do Fundo das Nações Unidas para a Infância", a Unicef, e recomendou que a Chancelaria revise o tema ao qualificar de "gravíssimo" a mensagem reproduzida por Van Dam nas redes sociais.
Copa do Mundo
A Colômbia voltou a participar de uma Copa do Mundo após 16 anos sem conseguir se classificar para o Mundial. Considerada uma “grata surpresa”, a seleção sul-americana tem apresentado uma boa campanha na primeira fase da competição, tendo vencido a Grécia por 3 X 0 e hoje a seleção da Costa do Marfim por 2 X 1.

Comentários