A “coragem” de Danilo Gentili ao engrossar o coro do Itaquerão pelo Twitter

Danilo-gentili-2

Enquanto no Itaquerão 65 mil pessoas se comportavam como Danilo Gentili, o próprio Danilo Gentili estava reproduzindo, nas redes sociais, o comportamente daquela multidão.
Com quase 6 milhões de seguidores no Twitter, ele escreveu “Ei, Dilma, vai tomar no c…” durante a partida de estreia do Brasil. A frase foi retuitada mais de 1 400 vezes. Como Gentili foi orientado pelo SBT para maneirar com a presidente, o PT, Lula, Genoino, Dirceu etc, ele usa outros meios para extravasar sua “coragem”. A sugestão foi no bojo do veto aos comentários de Sheherazade.

Quando recebe críticas, atribui à perseguição de “blogs patrocinados com dinheiro público”, ou seja, dele, fingindo não levar em conta os 150 milhões de reais por ano que o governo federal despeja em sua emissora.
Mesmo na TV, porém, ele escapa de si mesmo. Na semana do caso Dilma, foi descoberto pela imprensa musical estrangeira. A cantora Sky Ferreira, revelação do rock americano, fez a bobagem de comparecer ao “The Noite” durante a semana que passou no Brasil.
Antes de cantar “You’re Not The One”, Gentili a entrevistou com a ajuda de um comediante de seu programa, que serviu de intérprete. “Você acha que todo mundo está adorando o seu trabalho por causa da música ou por causa da capa?”, perguntou Gentili. (A foto de de “Night Time, My Time” traz Sky com um dos seios de fora).
Ela registraria sua impressão do entrevistador para o site DIY: “Passei por isso em todos os países em que estive nessa turnê. E a propósito, conheci pessoas bem mais inteligentes/legais/boas do que idiotas sem cérebro”.
A conversa repercutiu nos EUA e na Inglaterra. Como sempre em tudo o que cerca DG, uma dúvida paira no ar: qual é a graça? Como sempre, a resposta é: nenhuma. Gentili não faz humor, faz pequenas sessões de cretinice garantidas na Constituição.
O que fica cada vez mais patente é a seletividade do seu ódio. Não era completamente assim. Em 2010, em seu show “Politicamente Incorreto”, ele gastou alguns minutos discorrendo sobre Aécio Neves e a cocaína. O DVD vendeu muito e não é exagero dizer que Gentili contribuiu para a fama de Aécio.
Gentili continuará mandando Dilma tomar no c… Sobre Aécio, é duvidoso que retome o assunto das drogas. A grande certeza que é que, faça o que fizer, ele seguirá enchendo um Itaquerão com piadas feitas por — na definição de Sky Ferreira — um “idiota sem cérebro”.
Sobre o Autor
Diretor-adjunto do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Comentários