Os números são esmagadores. 36.422 selfies entre 50 mil enviadas a partir de 113 países foram usadas para criar uma imagem do mundo. O ponto de partida foi uma pergunta feita pela NASA - “Onde estás agora na Terra?” – e as respostas chegaram aos milhares através da hashtag #globalselfie no Twitter, Instagram, Facebook, Google+ e Flickr. O resultado: os dois lados do planeta numa imagem de 3,2 gigapixeis, onde cada selfie pode ser explorada.
O trabalho durante semanas. No passado dia 22 de Abril, Dia da Terra, foram recolhidas imagens de cada hemisfério do planeta a partir do sensor VIIRS (Visible Infrared Imaging Radiometer Suite) e do
satélite Suomi NPP. A agência espacial norte-americana NASA lançou a questão-desafio e pediu aos interessados que respondessem através das redes sociais. O objectivo era criar uma “selfie global”, com todas as imagens recebidas e criar uma espécie de fotografia da Terra.
Um mês depois, a NASA revela o resultado. Os dois lados do mundo formados por vários milhares de fotografias, colocadas de forma a recriar todos os continentes e oceanos. O trabalho está disponível
no site GigaPan, que armazena gigapans, imagens digitais com gigapixéis, ou seja vários milhares de milhões de “pontos”, do mundo.
No GigaPan, além de se poder ver a imagem é possível explorá-la, através de uma barra onde aparece cada uma das selfies enviadas. Ao escolhermos uma imagem, o sistema faz um zoom e identifica a fotografia e sua localização na “selfie global”. Para isso basta carregar em snapshots.
Esta não é a primeira iniciativa do género da NASA. Em Julho do ano passado, lançou
“Terra acena a Cassini” e o resultado foram 1400 fotografias de pessoas a acenar à sonda Cassini, na altura em órbita de Saturno, a partir de mais de 40 países, arranjadas em forma de colagem, usando uma imagem do mundo como fundo.
Comentários