Dilma Rousseff entrega trecho de 855 quilômetros da Ferrovia Norte-Sul

A presidenta Dilma Rousseff destacou em discurso a importância de ampliar a infraestrutura de transporte pelo território nacional durante a cerimônia de inauguração de trecho da Ferrovia Norte-Sul. "Aqui se pode conectar todo o Brasil com o sistema ferroviário", declarou a presidenta que na sequência comemorou este "dia histórico".
De acordo com a presidenta, a concepção da ferrovia foi feita de fato há 27 anos, no governo do presidente Sarney, quando um trecho foi executado. Mas a partir de então os projetos não foram continuados. "Herdamos algo importante e a atualizamos a visão da Ferrovia Norte-Sul percebendo que o Brasil tinha de ter uma coluna vertebral que seria a ferrovia das ferrovias, que cortaria o Brasil de Norte a Sul e que levaria o nosso País a superar esse atraso inexplicável", disse.

Dilma entregou o trecho de 855 quilômetros da ferrovia que liga as cidades de Anápolis (GO) e Porto Nacional (TO) na manhã desta quinta-feira (22). Concebida sob o propósito de interligar a malha ferroviária e diminuir custos de transporte, a Norte-Sul terá a extensão de 4.155,6 quilômetros e interligará dez estados do território nacional.
"[Este empreendimento] Transforma Goiás num pólo logístico, porque ela será crucial para articular todos os sistemas de transporte do Brasil. Tanto os que se dirigem ao Sul, mais tradicionais, quanto aqueles que se destinarão ao Norte, e que serão o futuro do país", declarou.
A expectativa inicial é a de que um volume de 4 mil toneladas de minério de ferro circule pelo trecho entre Anápolis e Porto Nacional tendo como destino o porto de Itaqui, na região de São Luís (MA).
O trecho de Palmas a Anápolis se interliga com o segmento de Palmas a Açailândia (MA) da Norte-Sul, com 719 km, que está em operação desde 2007. No total, são 1.574km de linha férrea desde Maranhão até Goiás.
"Considero que aquilo que eu vi aqui hoje neste distrito agrícola e industrial de Anápolis é que recuperamos a iniciativa do investimento em ferrovias. Devemos nos orgulhar disso", disse a presidenta.
Investimentos
A inauguração do trecho marca a nova conjuntura em que está inserido o transporte ferroviário de carga no Brasil, segundo o ministério dos Transportes. Alvo de R$ 4,2 bilhões em investimentos previstos pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), a Norte-Sul passará a ser ferrovia estruturadora do Sistema Ferroviário Nacional, ao proporcionar acesso de produtores a vários portos e corredores de exportação. Também irá estimular a competitividade intramodal, não só entre os portos, mas também entre os operadores logísticos que realizarão o transporte da carga.
"Dizem que demorou 27 anos. É verdade, mas vou dizer o seguinte: demorava 27 anos. Hoje não demora mais. Quero dizer a vocês, que foi um grande esforço em 2007 dar início ao trecho Araguaína-Palmas, porque o governo federal ainda não tinha os recursos todos disponíveis. E nós fomos fazendo, e fomos também aprendendo enquanto fazíamos, porque o Brasil tinha parado de investir durante muito tempo", afirmou a presidenta.
Entre os benefícios do empreendimento estão a significativa redução do custo do transporte de carga, do consumo de combustível e do índice de acidentes nas estradas, já que grande parte da carga escoada atualmente pelas rodovias poderá ser transportada pela Ferrovia Norte-Sul.
Fonte:
Portal Brasil, com informações do Ministério dos Transportes

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