Agenda nacional: Lula põe o pé na estrada

A vida não está fácil para o governo da presidenta Dilma, mas, nesta semana, são os tucanos que enfrentam dias duros. E o ex-presidente Lula vai para a rua

Antonio Lassance
O presidente do Fórum Econômico Mundial para África, Klaus Schwab, e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A vida não está nada fácil para o governo da presidenta Dilma, mas, nesta semana, são os tucanos que enfrentam tempos bicudos. Um verdadeiro inferno astral ronda principalmente o PSDB paulista. Na Assembleia Legislativa de São Paulo, na quarta-feira (14), será instalada a CPI para investigar contratos de pedágio firmados desde a gestão do governador Mário Covas.

Para presidir a CPI, os tucanos, com maioria, escalaram ninguém menos que o deputado estadual Bruno Covas (PSDB), neto do ex-governador. A gestão Covas supostamente seria investigada por ter dado início a muitos dos contratos que são alvo de denúncia.

A quinta-feira (15) é um dia "D" do pesadelo da crise do abastecimento de água da capital paulista. Está previsto o início do uso do volume morto do reservatório de água do Sistema Cantareira. A data foi antecipada, sinal de que a situação chegou a um nível crítico mais cedo do que se esperava.


Em contraste, o PT, apesar da CPI da Petrobrás em fase de instalação, tem uma superexposição positiva, ao longo da semana, principalmente com a agenda muito ativa do ex-presidente Lula.

Na segunda (12), o ex-presidente participa, na Bahia, de um ato político-partidário com o pré-candidato do PT ao governo do estado, Rui Costa.

Na terça-feira (13), o ex-presidente participa do 2º Congresso dos Diários do Interior do Brasil, em Brasília.

Na quinta (15), Lula fala no programa do PT transmitido pelo rádio (às 20h) e pela TV (às 20h30min).

Na sexta (16), Lula vai ao IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, em São Paulo.

Pode-se dizer que Lula, definitivamente, pôs o pé na estrada.


Segunda (12)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na Bahia, de ato político com o pré-candidato do PT ao governo do estado, Rui Costa. O ato acontecerá no Hotel Fiesta, em Salvador, às 18h. Na parte da tarde, Lula acompanhará Rui e o governador Jaques Wagner na inauguração do campus da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em São Francisco do Conde, cidade da região metropolitana de Salvador, às15h.

Marcha dos Prefeitos chega a Brasília. A mobilização é organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O evento ocorre de 12 a 15.

Rodoviários e professores do Rio de Janeiro podem entrar em greve.

A montadora Scania concederá duas semanas de férias coletivas aos operários de sua fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A indústria automobilística, com pátios lotados, pressiona mais uma vez em favor da concessão de incentivos fiscais para estimular a venda de veículos automotores.


Terça (13)

O PT tem inserções de propaganda partidária nos dias 13 e 15 de maio.

Na data em que se relembra a assinatura da Lei Áurea, o Senado pode votar o projeto que institui cotas para negros no serviço público.

O ex-presidente Lula participa, em Brasília, da abertura do 2º Congresso dos Diários do Interior do Brasil, que acontecerá no hotel Royal Tulip, às 19h. O Congresso reúne cerca de 380 diários da mídia impressa que circula no interior do Brasil. 

Quarta (14)

A Câmara dos Deputados pode votar o Plano Nacional de Educação (PNE, PL 8035/10), que determina que o Brasil aplique não menos que 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação pública. Também está prevista a votação da prorrogação do prazo para que a Comissão Nacional da Verdade possa concluir os seus trabalhos.

Em São Paulo, ocorre a primeira reunião da CPI criada para investigar contratos firmados em São Paulo desde a gestão do governador Mário Covas. A CPI será, por incrível que pareça, presidida pelo deputado deputado estadual Bruno Covas (PSDB), neto do governador que deveria ser investigado.

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado analisa o projeto que endurece as penas para atos considerados de vandalismo e a violência em manifestações públicas e o projeto que tipifica o crime de terrorismo.

O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, e o presidente da Infraero, Antonio Gustavo Matos do Vales, vão ao Senado debater a situação dos aeroportos.

Na Câmara dos Deputados, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle espera a presença (não confirmada) do ministro da Fazenda, Guido Mantega, para falar sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA).


Quinta (15)

O Governo do Estado de S. Paulo inicia a captação de água do chamado "volume morto" do sistema Cantareira. 

Propaganda partidária do PT em rádio e TV.

Dia Internacional de Luta contra a Copa, chamado pela Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa (Ancop), que organiza manifestações em vários estados e Distrito Federal.

O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, vai ao Senado falar sobre Copa, Olimpíadas e prioridades da pasta.

O ex-presidente da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, vai à Câmara dos Deputados para explicar a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. A audiência será realizada em conjunto pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Fiscalização Financeira e Controle.


Sexta (16)

IV Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, em São Paulo (dias 16, 17 e 18 de maio). O ex-presidente Lula é um dos convidados. O evento acontece no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330 - Centro da capital paulista). Confira a programação na página do Barão de Itararé


Sábado (17)

Dia Internacional Contra a Homofobia e Transfobia. A data é comemorada tendo como referência o dia em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da lista de enfermiddes mentais (17 de maio de 1990).

O DEM tem inserções de propaganda partidária no rádio e TV.




Créditos da foto: O presidente do Fórum Econômico Mundial para África, Klaus Schwab, e Lula. Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Comentários