Equipamentos do PAC 2 vão beneficiar 140 mil camponeses paranaenses



Entrega das chaves dos maquinários foi feita pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto

por Portal Brasil

Maçãs, laranjas, pêssegos e uvas produzidas no território paranaense chegarão às  casas dos brasileiros ainda mais bonitas. As frutas, cultivadas em grande escala por agricultores familiares do estado, passarão por estradas recuperadas pelos 80 equipamentos doados nesta sexta-feira (4), pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a municípios do Paraná. Com estradas em melhores condições de circulação, os produtos não entram em atrito uns com os outros, evitando, assim, frutos com ranhuras ou marcas provocadas pelo contato.

A entrega das chaves dos maquinários foi feita pelo ministro do MDA, Miguel Rossetto. O investimento feito pelo governo federal nos equipamentos - 50 motoniveladoras e 30 caminhões-caçamba - foi superior a R$ 28 milhões. A renovação da frota estrutural dos 80 municípios beneficiados vai favorecer mais de 140 mil moradores do campo, entre eles estão 37 mil famílias de agricultores. A ação faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
A presidenta Dilma Rousseff não participou do evento, mas mandou um vídeo com mensagem para os presentes. Ela lembrou que a meta é que todos os 5.061 municípios aptos em todo o Brasil recebam todos os equipamentos, até o fim do semestre. “Os benefícios são visíveis nos municípios já contemplados. As estradas estão melhores e facilitam o escoamento dos produtos da agricultura familiar, além de melhorarem o caminho das crianças até a escola. As máquinas também estão sendo usadas em obras de saneamento e no transporte de insumos”, ressaltou.
Miguel Rossetto salientou que o Paraná é um dos estados que mais se apropriou do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e assegurou que o crescimento do País passa pelo desenvolvimento dos municípios. “O Brasil não começa em Brasília, começa nos municípios brasileiros, então eles precisam ser apoiados para confirmarem o crescimento do País. Nós queremos colaborar com os prefeitos. Queremos que esses gestores tenham autonomia federativa para construirmos uma grande nação. Federação forte tem municípios fortes como base”, salientou.
O ministro do Desenvolvimento Agrário ainda apontou a importância do Programa de Aceleração do Crescimento para o setor industrial brasileiro. “Todos os municípios com até 50 mil habitantes estão recebendo máquinas e equipamentos para terem melhor condição de gestão. O PAC prioriza também o desenvolvimento da indústria nacional. Hoje, podemos comemorar. Todas as 18 mil máquinas que vão para os municípios são equipamentos produzidos no Brasil, gerando emprego direto para os brasileiros”, disse Rossetto.
PAC PR
Com os novos equipamentos, o Paraná contabiliza 367 retroescavadeiras, 285 motoniveladorase 190 caminhões-caçamba, totalizando 842 máquinas. A distribuição completa de equipamentos do PAC 2 para os municípios paranaenses ocorrerá ainda neste semestre. Até lá, o governo federal entregará mais 82 motoniveladoras e outros 177 caminhões-caçamba no estado. A ação completa do PAC 2, no estado, favorecerá 267 mil famílias de agricultores e mais de 1,2 milhão de pessoas que vivem no campo.
Fonte:

Comentários