Dilma: Assumo compromisso de transformar o Pronatec em um programa do Estado brasileiro


Presidenta Dilma durante cerimônia de formatura do Pronatec em São Gonçalo - RJ. Foto: Roberto Stuckert Filho/PRPresidenta Dilma Rousseff durante cerimônia de formatura do Pronatec em São Gonçalo – RJ. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff voltou a afirmar, em São Gonçalo (RJ), que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deverá continuar, mesmo após atingir a meta definida para 2014, de 8 milhões de cursos ofertados. A presidenta contou que recebeu o pedido de um dos formandos, antes da cerimônia, para que o Pronatec fosse transformado em programa de Estado.
“Não somos um país qualquer, precisamos cada vez mais dos nossos trabalhadores sendo qualificados. 200 milhões de brasileiros que terão de ser técnicos qualificados, de ser profissionais capacitados. Sejam aqueles que fizeram curso técnico, sejam os universitários, cientistas. Seja quem for, mas a educação dos nossos jovens é condição para o Brasil ser um país desenvolvido”, afirmou.
Dilma explicou que o governo federal investiu na capacitação profissional porque a educação técnica de qualidade é caminho para o Brasil se tornar um país desenvolvido.
“No passado – é importante que vocês saibam disso – era proibido para o governo federal, logo no início do governo Lula nós recebemos isso, fizeram uma lei antes do Lula entrar no governo que proibia o governo federal de investir em escolas técnicas (…) nós fizemos uma lei e aprovamos que o governo federal podia investir em escolas técnicas (…) Educação técnica e também capacitação profissional é condição para um país chegar a ser uma nação desenvolvida”.
Confira a íntegra

Comentários