Agenda internacional: os novos movimentos da crise na Ucrânia

Prosseguem as manobras russas na fronteira, a presença do exército ucraniano no leste do país, a movimentação de grupos armados nas províncias desta região 

 Flavio Aguiar, de Berlim/Marcelo Justo, de Londres.

Arquivo


Quatro papas e uma multidão

Prossegue a repercussão da canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, com a presença de mais de 800 mil fiéis em Roma, um grande número destes vindos da Polônia em ônibus e aviões fretados, e na presença de dois papas, o atual, Francisco I, e o seu antecessor, Bento XVI. A canonização de João Paulo II despertou alguma controvérsia pois, enquanto ele é visto por alguns como herói anti-comunista, também é apontado por outros como um verdadeiro carrasco para a América Latina, onde lutou por desmantelar as Comunidades Eclesiais de Base e a Teologia da Libertação, além de ter deixado no desamparo bispos e padres comprometidos com as lutas por direitos humanos, como o arcebispo Romero, de El Salvador, que terminou sendo assassinado pela extrema-direita do país. Também se recusou a receber as Madres da Plaza de Mayo na Argentina e os parentes dos mortos e desaparecidos no Chile.


Ucrânia

A crise ucraniana tornou-se tema obrigatório de toda e qualquer movimentação internacional. Prosseguem as manobras russas na fronteira, a presença do exército ucraniano no leste do país, a movimentação de grupos armados nas províncias desta região, e o confronto retórico entre todas as partes. Os Estados Unidos anunciam “exercícios militares” na Polônia e nos países bálticos, com a presença de 600 efetivos. Permanecem em poder dos grupos rebeldes membros de uma missão militar de observadores da União Europeia e outros países. Os Estados Unidos e os outros países concordaram em aplicar mais sanções à Rússia.

Entretanto ests sanções têm sido pouco eficazes até o momento, pois se dirigem mais contra membros do governo e empresários ligados ao Estado russo, como CEOs das empresas Gazprom e Resneft (esta última do setor de mineração e energia). Governos e empresários da União Europeia relutam em adotar sanções mais pesadas por temer que estas possam agravar a recessão mundial, além de prejudicarem o fornecimento de gás pela Rússia para o continente. Em contrapartida, na terça-feira, 29, Vladimir Putin se reúne com os chefes de governo do Cazaquistão e da Bielo-Rússia para estudar a formação de uma União Alfandegária na Eurásia.

União Europeia

Realiza-se nesta semana o primeiro debate entre candidatos à presidência da União Europeia. São eles: Jean-Claude Juncker (Partido Popular Europeu), Martin Schulz (Socialistas Europeus), Gut Verhofstadt (Aliança dos Liberais e Democratas del Partido Europeu) e Ska Keller (Partido Verde Europeu). Em maio realizam-se eleições para o Parlamento Europeu.

Itália

O ex-primeiro-ministro Sílvio Berlusconi realiza trabalhos sociais como pena alternativa por suas condenações recentes em processos de corrupção e abuso de poder, enquanto faz campanha – dirigida sobretudo contra a Alemanha – em favor da eleição de candidatos de direita para o Parlamento Europeu.

Coreia do Sul

Causou surpresa a renúncia do primeiro-ministro do país, Chung Hong-won, depois de pedir desculpas ao povo por sentir-se responsável por falhas na segurança e controle dos transportes fluviais, depois do acidente com um ferry-boat que deixou 302 vítimas entre mortos e desaparecidos. A tripulação vai ser processada por negligência, por ter-se mostrado incapaz de enfrentar o desastre. Inclusive o capitão será julgado por ter abandonado o barco no primeiro navio de socorro que chegou ao local, ao invés de ser o último a sair, como reza a tradição.

Alemanha e Estados Unidos
No dia 2 de maio a chanceler Angela Merkel vai se reunir com o presidente Barack Obama em Washington. A oposição alemã vem pressionando a chanceler para que discuta o fim da espionagem norte-americana no continente. Ela certamente deve pedir acesso ao seu dossiê, coisa que a Natinal Security Agency tem negado. Foi aventada a possibilidade da Alemanha entrar para o chamado Grupo dos Cinco Olhos – EUA, Reino Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia – cujos serviços secretos estão interligados permanentemente. É difícil que isto aconteça, pois se a Alemanha fosse admitida no grupo, outros países também pediriam tal acesso. A Ucrânia também deve estar na pauta.

Venezuela

Há mais calma nas ruas das cidades venezuelanas, mas a situação segue tensa, com deslocamentos de policiais e militares reforçando os controles e uma decisão da Suprema Corte restringindo as manifestações. Pergunta-se agora como avançará o diálogo entre o governo e os setores de oposição liderados pelo ex-candidato Henrique Capriles, com a presença de observadores do Brasil, da Colômbia, do Equador e do Vaticano. Partidários da Mesa da Unidade Democrática, estão recolhendo assinaturas no estado de Anzoátegui para aprovar uma lei de anistia para os envolvidos nas manifestações.

Israelenses e palestinos

Terça-feira, 29, esgota-se o prazo das negociações entre o governo de Israel e a Autoridade Palestina. Benyamin Netanyahu anunciou que não prosseguirá com as negociações devido ao acordo entre a Autoridade e o Hamas, grupo que controla o governo da Faixa de Gaza e não aceita a existência de Israel. Mahmoud Abbas, da AP, deu uma declaração considerada surpreendente, solidarizando-se com o povo judeu no Dia (segunda 28) do Holocausto, que rememora o massacre do Gueto de Varsóvia, dizendo que o genocídio da Segunda Guerra foi um dos piores crimes da humanidade em toda a sua história.

Israel

O ex-primeiro-ministro Ehud Olmet receberá a sentença por sua condenação em processo de corrupção, acusado de receber o equivalente a 160 mil dólares em propinas quando era prefeito de Jerusalém de 1993 a 2002. É o primeiro ex-mandatário israelense deste porte a ser condenado por corrupção.

Egito

Começa o julgamento de mais 680 membros da Irmandade Muçulmana, que poderão ser condenados à morte, inclusive seu líder Mohamed Badie.
Recentemente outrs 528 foram condenados à pena máxima. Caso se concretize a condenação, este será o julgamento com mais condenados à pena máxima da história, segundo a Anistia Internacional. As penas poderão ainda ser objeto de recurso.

Iraque

Realizam-se eleições parlamentares no país – a primeira desde a retirada das tropas dos EUA. No momento recridesce a violência, com novos atentados que já provocaram mais de 30 mortes.

Sudão do Sul

Termina nesta semana o prazo dado pela União Pan-Africana para que o governo do país e forças rebeldes cheguem a um acordo. As negociações estão emperradas desde março.

1º de Maio

Comemora-se o Dia do Trabalhador em todo o mundo, com manifestações, comícios, atos religiosos, shows, passeatas, etc. No Nepal prossegue o movimento paredistas dos guias sherpas por melhores condições de trabalho depois que uma avalanche matou 14 deles e deixou dois desaparecidos na sexta-feira santa.

Esportes

Na terça, 29, jogam em Munique o Bayern e o Real Madri, e na quarta, 30, em Londres, o Chelsea e o Atlético de Madri, pelas semi-finais da Liga dos Campeões da Europa. São jogos de retorno. Nos jogos de ida o Real Madri derrtou o Bayern por 1 x 0 e o Chelsea e a Atlético empataram em 0 x 0.




Créditos da foto: Arquivo

Comentários