Comissão da Unasul buscará acordo na Venezuela, diz Dilma

 
Presidenta Dilma Rousseff durante encontro com a Presidenta eleita do Chile, Michelle Bachelet. (Viña del Mar - Chile, 11/03/2014)
 Roberto Stuckert Filho/PR
 
RFI
No Chile para a posse de Michelle Bachelet, a presidenta brasileira Dilma Rousseff minimizou a ausência do líder venezuelano Nicolás Maduro e afirmou que a Unasul (União das Nações Sul-Americanas) formará uma comissão para buscar um acordo na Venezuela. Nesta quarta-feira (12), os chanceleres do bloco de 12 países se reúnem em Santiago.

"Os presidentes mandaram os seus ministros de Relações Exteriores para amanhã fazerem uma reunião, criarem uma comissão que pode ser, inclusive, de representantes de todos os países da região, e fazer a interlocução pela construção de um ambiente de acordo, de consenso, de estabilidade lá na Venezuela", afirmou a presidenta.

De acordo com ela, a ausência de Maduro já era "prevista", dado que a cúpula é ministerial. Dilma Rousseff garantiu que "o fato de não vir um ou outro presidente não vai interromper esse processo, porque serão os chanceleres e não os presidentes". No entanto, o presidente venezuelano era bastante aguardado não só por conta da crise social que o país atravessa, mas também porque, entre os 21 mortos nos protestos, há uma chilena que foi baleada.
Jogos Sul-Americanos e Democracia
Espremida entre o encontro com a Delegação Brasileira nos Jogos Sul-Americanos em Viña del Mar e o encontro com a presidente eleita Michelle Bachelet, a conversa da presidenta com a imprensa foi breve. Mas ela pôde deixar claro que tanto no caso da Venezuela quanto em qualquer outro, a Unasul se compromete com a "manutenção da ordem democrática". "Vocês vejam que quando foi o caso do (golpe de Estado contra o) presidente (paraguaio, Fernando) Lugo, houve um momento de estresse. Esse momento de stress hoje foi superado com a perfeita inclusão do Paraguai com o novo presidente eleito democraticamente, presidente (Horacio) Cartes, que, inclusive será, necessariamente, pelo rodízio, o próximo presidente do Mercosul".

Ela ainda aproveitou para destacar o desempenho da delegação brasileira: "Nós somos o primeiro lugar, nós ganhamos 37 medalhas. O próximo atrás de nós ganhou 17, que é a Argentina. E veja você que eu estou falando de medalhas de ouro". E pediu: "E olha, torça por eles viu, dá uma forcinha lá para eles, dá um espaço".
Outros presidentes
Além de Dilma, compareceram à posse os presidentes da Bolívia, Evo Morales; da Argentina, Cristina Kirchner; do Peru, Ollanta Humalla; do Uruguai, José Mujica; do México, Enrique Peña Nieto, do Equador e do Paraguai, Rafael Correa e Horacio Cartes, respectivamente. Os Estados Unidos foram representados pelo vice de Barack Obama, Joe Biden e a Espanha enviou o princípe de Astúrias, Felipe de Borbón.

Comentários