Por que a entrevista do homem da Natura cheira mal?

Autor: Fernando Brito
esgotou
O engenheiro Pedro Passos, presidente do Instituto de Estudos do Desenvolvimento Industrial, ocupa duas páginas, hoje, no Estadão.
E decreta: acabou a confiança dos empresários no Governo brasileiro!
E passa a ditar um conjunto de ações que deveriam ser tomadas.
Conjunto bastante estranho para quem deveria representar a indústria brasileira.

Choque de juros.
Liberação total das importações de automóveis.
Fim dos incentivos de queda no IPI para a linha branca (fogões, lavadoras, geladeiras…).
Ele diz que o modelo de consumo (popular) está esgotado.
Mas o Dr. Pedro Passos não é um mero estudioso dos problemas da indústria.
É um dos sócios da Natura, junto com Guilherme Leal (que foi o vice da chapa de Marina Silva, em 2010 ) e Antonio Seabra.
E a Natura, depois de um crescimento fulgurante vai mal, muito mal.
Seu modelo de negócios, à base de consultoras mal pagas e que têm de arcar com o custo do giro do comércio dos produtos e enfrentam a concorrência das compras diretamente via web, ficou ultrapassado.
cosmeticos2O crescimento da Mary Kay, que entrara timidamente no Brasil em 1998 e cresceu muito e a concorrência d’O Boticário e da velha Avon, repaginada.
O mercado de cosméticos no Brasil cresceu muito – veja a tabela – e as demandas mudaram. Em uma delas, a entrada de pessoas com menor poder aquisitivo no mercado, a Natura foi extremamente lenta em adaptar-se e seus produtos adquiriram a fama de caros demais, mesmo queando, em alguns casos, se equiparavam aos concorrentes.
A empresa  , perdeu 2,9 %  participação de mercado no primeiro semestre de 2013, o segmento de cosméticos e fragrâncias, carro-chefe da companhia. Em 2012, já tinha perdido uma fatia do segmento de produtos de higiene.
partmercado
Entre 2011 e 2012 foi a única grande empresa do setor que perdeu mercado, como você no quadro ao lado.
Ninguém duvida que o segmento industrial brasileiro tem problemas e o maior deles é a dificuldade de inovar e de acessar mercados externos, que não deveriam ser problemas para a Natura e são, porque com todo o glamour ecológico que a empresa procurou emprestar-se – até participando de uma candidatura “verde”, ela não conseguiu fazer isso em grande escala.
Segunda-feira a Natura apresenta seus resultados de 2013.
Vamos ver, então, que tipo de modelo “está esgotado”.
E lá na Natura, o Dr. Passos não precisa nem de eleição para mudar, basta mandar.
Porque lá ele é o dono.
Coisa que, apesar da arrogância de suas opiniões, ele não é do Brasil.

Comentários