Lula reúne partidos e conclama derrota do PSDB em Minas

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu-se nesta sexta-feira (14), em Belo Horizonte, com lideranças partidárias e parlamentares da base do governo da presidenta Dilma Rousseff em Minas Gerais. O encontro debateu a importância das eleições de 2014 no estado e apresentou a pré-candidatura do ex-ministro Fernando Pimentel ao governo do estado pelo PT. 

Por Mariana Viel, da redação do Vermelho-Minas


Em sua intervenção, Lula falou da necessidade de desmistificar algumas situações que tornaram-se rotineiras na última década após as sucessivas gestões tucanas em Minas. “Poucas vezes vi alguém governar da forma tão autoritária como eu vi esse estado ser governado. Aqui nem greve da polícia sai no jornal. Muitas vezes nos queixamos que a imprensa não publicava essas coisas, mas muitas vezes também não tivemos a ousadia de fazer o debate que deveria ser feito”.

Para ele, o pré-candidato do PT ao governo do estado deve fazer todo o esforço necessário para construir uma aliança que reúna a maior parte dos partidos que estão na base do governo federal. “Isso facilitará, não apenas a campanha, mas também a construção de um programa muito mais plural, que não seja apenas a visão de um partido ou de uma parcela da sociedade”.



Lula disse que é preciso estimular um amplo debate e a politização das ações que o governo da presidenta Dilma tem realizado no estado. “Minas é um estado que tem incidência na política nacional e precisa ser cada vez mais enaltecida enquanto um estado de importância nas decisões políticas do governo federal. Minas tem que se valer da importância e do peso desse estado”. 

Ele defendeu que as eleições de 2014 representam uma chance extraordinária para uma mudança significativa na política estadual e criticou a segregação imposta a Minas nos últimos anos. “Se tentarmos ser igual a ele [Aécio Neves] perderemos as eleições. Temos que fazer uma campanha mostrando no que é que somos diferentes. Estamos em um momento excepcional. Temos condições de mostrar o que é que a Dilma tem feito por esse estado.”. 

PCdoB reafirma Jô Moraes pré-candidata do governo

Para o presidente do PCdoB-Minas, Wadson Ribeiro, esta é a oportunidade mais importante que o campo de sustentação da presidenta Dilma já teve em Minas Gerais no sentido de impor uma derrota do projeto neoliberal em curso no estado. “Isso não significa dizer que exista apenas uma candidatura para confrontar esse projeto. Ao contrário, o PCdoB apresentou a pré-candidatura da deputada federal, Jô Moraes, o PMDB colocou o nome do senador Clésio Andrade e o PT indicou o ex-ministro Fernando Pimentel”.

“Nesse cenário atual, achamos que a fala do ex-presidente Lula corrobora com a iniciativa do PCdoB de também apresentar um nome para disputar as eleições, pautando um projeto para Minas e percorrendo o interior do estado para sentir os problemas da população. O PSDB está há muito tempo à frente do governo estadual e não tem mantido esse diálogo com os mineiros. É um governo muito mais baseado no marketing político e no controle de grande parte da mídia”. 

Wadson explica que a pré-candidatura de Jô Moraes não significa uma divisão dos partidos democráticos populares em Minas. Segundo ele, outros estados como o Rio de Janeiro e São Paulo também possuem diferentes pré-candidaturas da base do governo. “Nosso esforço é manter a candidatura da Jô e disputar as eleições. Achamos que existe espaço na política mineira para debater o nome de uma mulher, guerreira, parlamentar a muitos anos e que pode congregar outros partidos e representar um novo momento para Minas Gerais. O que importa agora é conversar com os movimentos sociais, partidos políticos e tornar viável a nossa candidatura. De forma alguma isso é uma divisão. Esperamos estar no segundo turno para receber o apoio dos partidos da base da presidenta Dilma, mas caso não estejamos iremos hipotecar nosso apoio ao candidato que represente esse leque de forças”. 

Participaram ainda do encontro com Lula, a deputada federal e pré-candidata ao governo do estado, Jô Moraes, o prefeito de Contagem, Carlin Moura, o deputado estadual, Mario Henrique Caixa e o vereador Gilson Reis. 

Após os debates com os partidos, o ex-presidente compareceu ao ato-festa que marcou os 34 anos de criação do PT. A atividade, que reuniu cerca de três mil militantes, marcou ainda o lançamento da “Caravana da Participação: a gente quer o que é melhor pra você” que irá percorrer todas as regiões do estado nos próximos meses.

Comentários