Richa perde recursos por que “cochila” no governo, diz Gleisi

Gleisi manda dizer que Richa "cochilou", outra vez, ao não inscrever o estado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) destinado a 532 mil donos de imóveis rurais no Paraná; segundo a Casa Civil, o governo do estado perdeu recursos federais ao “desprezar” dois editais do programa; tropa de choque da petista ironiza tucano dizendo que nem vai cobrá-lo publicamente pela falha porque, “afinal, ele nem trabalha aqui”.

do Blog do Esmael

Gleisi manda dizer que Richa “cochilou”, outra vez, ao não inscrever o estado no Cadastro Ambiental Rural (CAR) destinado a 532 mil donos de imóveis rurais no Paraná; segundo a Casa Civil, o governo do estado perdeu recursos federais ao “desprezar” dois editais do programa; tropa de choque da petista ironiza tucano dizendo que nem vai cobrá-lo publicamente pela falha porque, “afinal, ele nem trabalha aqui”.
A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, nesta segunda (2), mandou avisar que o governo de Beto Richa (PSDB) “cochilou” e não se inscreveu em dois editais abertos para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) destinado aos produtores agrícolas.

Neste final de semana, Gleisi e a colega do Ministério do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em Marechal Cândido Rondon, região Oeste do Paraná, desmentiram a versão de que outros estados — como Pará e Tocantins — foram privilegiados com mais recursos do CAR.
De acordo com a versão da tropa de choque de Gleisi, não houve privilégio a nenhum estado. Segundo os petistas, ocorreu novo “cochilo” de Richa que deixou de cadastrar o governo do estado em dois editais abertos no programa.
Acerca do CAR
Implantado juntamente com o novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012, o CAR constitui uma base de dados que integra informações ambientais das propriedades rurais, entre elas, a situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reserva Legal, remanescentes de floresta nativa, Áreas de Uso Restrito e áreas produtivas.
No Paraná
O Paraná é o 11º Estado a implantar o cadastro, que se constitui na principal estratégia para controle e combate ao desmatamento. Após registradas, as informações passam a integrar o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (Sicar), disponível no site www.car.gov.br.
Os produtores que fizerem o CAR têm como benefícios diretos a segurança jurídica, acesso a crédito e apoio à regularização ambiental. O cadastro é um registro eletrônico que fica disponível para os órgãos ambientais de cada Estado.
No Paraná, de acordo com informações do governo do Estado, são 532 mil imóveis rurais, sendo 93% do total formado por pequenos agricultores; no Brasil, são 5,2 milhões imóveis rurais.
Compartilhe esta informação

Comentários