FAB inaugura laboratório de desorientação espacial

Equipamento Gyrostim simula situações reais enfrentadas durante o voo

Medicina

Instituto de Medicina Aeroespacial do Rio de Janeiro utiliza equipamento norte-americano para treinamento de pilotos

por Portal Brasil

O Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (Imae), localizado no Rio de Janeiro (RJ), inaugurou o novo Laboratório de Desorientação Espacial. Uma das novidades é a incorporação do Gyrostim, o equipamento, de fabricação norte-americana, capaz de realizar movimentos em torno dos eixos longitudinal e lateral simultaneamente, de acordo com perfis informatizados, desenhados para simular os movimentos reais de aeronaves.


O aparelho será utilizado na instrução prática do Estágio de Adaptação Fisiológica (EAF), que até então, era realizada manualmente na Cadeira de Barany.

A desorientação espacial representa um grave risco para a segurança de voo, pois trata-se de uma situação onde o piloto, em plena atividade aérea, interpreta equivocadamente seu movimento e/ou sua posição.

A prevenção é realizada por meio de instruções teóricas e práticas, onde é demonstrado que a percepção, ou seja, o que é sentido pelo piloto, nem sempre corresponde à realidade. É preciso acreditar nas informações dos instrumentos.

O Imae é a organização de saúde da Aeronáutica que realiza os Estágios de Adaptação Fisiológica para todas as Unidades Aéreas e de instrução da Força Aérea Brasileira (FAB), para as aviações do Exército e da Marinha, para empresas aéreas e também para Forças Aéreas de Nações Amigas.

Fonte:

Força Aérea Brasileira

Comentários