Após cortes de luz, governo argentino cogita estatizar serviço


             

A Argentina vive a maior onda de calor dos últimos 43 anos, com temperaturas que superam os 40º. Não bastasse, os cidadãos de diversas cidades do país sofrem com os recorrentes cortes de luz que, em algumas localidades, já chegam a mais de dez dias, causando grande transtorno para a população. Como uma das soluções possíveis, o governo cogita reestatizar o serviço, privatizado na década de 1990 por Carlos Menem.

De acordo com as concessionárias de energia, os consumidores são os culpados pela situação existente porque “não informam sobre mudanças de equipamentos elétricos em seus domicílios, o que impede a prevenção do aumento do consumo” e ainda argumentam que devido às baixas tarifas que cobram, não tiveram como investir em melhorias.


O governo, no entanto, rechaçou este argumento: “se não estão em condições de prestar o serviço, têm que notificar formalmente o Estado que não estão dispostos a executar o contrato nessas condições, e dessa maneira se estabelecem os mecanismos para a prestação de serviços.", manifestou o chefe de Gabinete de Cristina Kirchner, Jorge Capitanich.

Outra hipótese considerada pela gestão federal é transferir a administração das concessionárias diretamente à província de Buenos Aires e à Cidade Autônoma de Buenos Aires.

Os cortes de luz ocorrem em diversos bairros de Buenos Aires e do cinturão urbano portenho. Nos últimos dias, diversos protestos foram realizados na região pedindo a normalização do serviço.

Da Redação do Portal Vermelho,
com agências

Comentários