Apesar da crise, empresas brasileiras seguem investindo na França

Campanha "Why Say Oui to France" (Porque dizer Sim à França), criada pela agência francesa de investimentos que tenta atrair capital estrangeiro para o país.

Por Gabriel Brust

A agência francesa para investimentos internacionais tem uma tarefa nada fácil em tempos de crise econômica: convencer potenciais empresários estrangeiros de que o país é um bom lugar para que desenvolvam os seus projetos. Ontem foi a vez dos brasileiros participarem de uma série de encontros que a agência realiza anualmente com investidores de diferentes
países apresentando os números da economia francesa que, apesar de tudo, ainda compõem
um cenário atraente se comparados aos de seus pares europeus.

A cada semana, 12 novos projetos de investimento estrangeiro desembarcam no país. Hoje são de cerca de 20 mil empresas de fora. Nas relações com o Brasil, os números ainda são pequenos, mas desde que a agência francesa abriu um escritório no país, há 3 anos, a quantidade de projetos de investimentos brasileiros duplicou. Hoje existem 20 grupos brasileiros instalados no país, empregando 1300 pessoas. Na Europa, a França só perde para a Inglaterra em quantidade de investimentos brasileiros.


No encontro com os empresários deste ano, um dos focos foi explicar o impacto de uma pequena reforma na lei do trabalho que está em vigor na França desde junho. A lei é um pequeno passo para um país que, segundo sucessivos relatórios do FMI, vive já há 10 anos uma grave crise de perda de competitividade para a vizinha Alemanha. A recomendação do FMI para que o país faça uma profunda reforma do mercado de trabalho e corte despesas encontra pouco eco no modelo econômico francês.

Desde 2011, a França trabalha um forte plano de marketing para atrair investidores estrangeiros, tendo a inovação como palavra-chave. A estratégia apresenta, através de conferências e vídeos na internet, alguns dados atraentes do mercado de trabalho francês. Por exemplo, o de que 43% dos franceses possuem ensino superior. O trabalhador francês também se encontra em quarto lugar no ranking europeu de produtividade por hora de serviço. Um dos vídeos da campanha, bem humorado, ainda pede ao investidor: "tente apagar a ideia de um país em preto e branco, onde se fuma muito e toma-se pouco banho".

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