Lula: ‘Queríamos provar que é preciso crescer e distribuir ao mesmo tempo’




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta sexta-feira (1º) do 2º Fórum Mundial de Desenvolvimento Econômico Local, em Foz do Iguaçu. Organizado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com o Sebrae, a Itaipu Binacional e o Fundo Andaluz de Municípios para Solidariedade Internacional (Famsi), o evento reuniu mais de quatro mil pessoas de diversos países da África, América Latina, e Europa para discutir experiências e a importância do desenvolvimento local, focado no território, para o crescimento da economia.
No evento, Lula falou da sua experiência, não só como presidente, mas também nas Caravanas da Cidadania, quando viajou pelo Brasil conhecendo as realidades locais e o potencial de desenvolvimento do interior do país, quando os prefeitos discutem a cidade com a sociedade.
“Eu percorri o país de ônibus, trem e de barco, e em cada cidade que eu chegava, eu fazia reunião com os prefeitos, vereadores, movimentos sociais, sindicatos e empresários. Tinha uma pergunta que eu fazia em todas as reuniões.
E eu perguntava em cada câmara de vereadores, se eles já tinham feito reuniões para discutir o desenvolvimento da cidade. Perguntava para os prefeitos se tinham feito com outros setores e nunca tinham feito. É impressionante como as pessoas se acostumaram a achar que as coisas caem do céu”.
Para baixar fotos em alta resolução, visite o Picasa do Instituto Lula.
Para Lula, seu desafio quando eleito foi provar que era possível a sociedade ser protagonista do seu desenvolvimento. “Nós queríamos provar que, em vez de de crescer primeiro para distribuir depois, era preciso crescer e distribuir ao mesmo tempo”.
O ex-presidente ressaltou a importância de encontros como esse pela troca de experiências em políticas públicas. “A gente precisa saber que há possibilidades. O que está sendo feito na Bolívia, em Gana, em Moçambique, na Itália. Se a gente souber e aplicar isso a nossa realidade, a gente vai dar um salto extraordinário.”
Lula ressaltou o caráter multiplicador desse tipo de iniciativa. “Vocês não sabem o que um material produzido por vocês aqui pode significar para um cidadão que nem sabe que vocês existem. Porque também não tem uma grande cobertura da imprensa”, disse.
O ex-presidente também cobrou a adoção e aplicação pelos municípios brasileiros da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que estabelece preferência em licitações de até R$ 80 mil para pequenos negócios da própria cidade. “Temos que cobrar os prefeitos para fazer a aplicação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, que está aprovada em quatro mil municípios, mas só está aplicada em 1500 deles”.
Ouça a íntegra da fala do Lula:

Comentários